CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
 António Jourdan, seleccionador nacional, classifica a iniciativa da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) como uma forma de "manter viva a chama da selecção juvenil".

No próximo dia 21, em Rio Maior, será feita uma primeira acção de avaliação de potenciais talentos para o triatlo/duatlo. A natação e a corrida serão os segmentos em observação.

"Até agora temos cerca de 40 atletas, mas normalmente, até no próprio dia, aparecem mais alguns e nós aceitamos, porque só temos a ganhar com isso", referiu o seleccionador nacional de triatlo.

A iniciativa tem como público-alvo jovens nascidos em 1995, 1994, 1993 ou 1992, que irão prestar provas nas distâncias de 400 metros de natação e três quilómetros de corrida. No entanto, poderão aparecer candidatos nascidos em 1991 ou antes, desde que apresentem níveis de prestação a nadar e a correr de elevada qualidade.

"Numa detecção de talentos, se tivermos 40 miúdos é bom, mas se pudéssemos ter 200 seria muito melhor, porque a probabilidade de encontrarmos melhores atletas era maior", considerou António Jourdan.

Com esta avaliação pretende-se a integração de novos atletas no projecto olímpico de 2016.

Das edições anteriores, já saíram jovens talentos como João Silva, Campeão Europeu de Triatlo de Sub-23, Miguel Arraiolos, Vice-campeão da Europa de Triatlo no mesmo escalão, Fabrício Tomás, João Serrano e Hugo Ventura, trio que conquistou a medalha de prata por equipas, em juvenis, do Campeonato da Europa de Triatlo realizado em Pulpi, Espanha.

Programa Previsto para 21 de Dezembro:
07h50: Concentração na Piscina Olímpica de Rio Maior
08h15: Entrada na água/ aquecimento
08h45: Controlo Nacional do Treino/ Detecção de Talentos - Natação
11h00: Saída da Piscina/ Aquecimento
11h30: Controlo Nacional do Treino/ Detecção de Talentos - Corrida na pista sintética do Estádio Municipal de Rio Maior
12h30: Hora prevista para o término da acção de Detecção de Talentos

Fonte: FTP 18/12/2008