CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Disputaram-se hoje as duas provas para o escalão de Juvenis e Portugal voltou a mostrar-se como a grande nação destes campeonatos. Hoje ao final da tarde disputam-se as provas por equipas do escalão Sub-23.

Na prova de Juvenis masculinos Portugal alinhou com duas formações. Embora apenas o resultado da primeira equipa de cada país seja válido Portugal apresentou-se com as seguintes formações: Portugal A (João Amorim, Miguel Fernandes, Gil Maia), Portugal B (Fabrício Tomás, João Serrano, Hugo Ventura).

Nestas competições de estafetas cada elemento da equipa cumpre um triatlo na distância super-sprint passando o testemunho ao colega de equipa. O domínio nacional foi impressionante: até ao segmento de corrida final do terceiro, e último, elemento das duas equipas e Portugal estavam na primeira e segunda posição. Contudo, já nos últimos metros de corrida o Reino Unido beneficiaria da excelente pontal final do seu atleta para vencer.

Portugal conquistava a Prata com a sua formação A e a terceira posição com a equipa B. Apesar disso, e porque apenas uma equipa de cada país pode definir o resultado da nação, a medalha de bronze foi atribuída a Espanha, a quarta equipa na linha de meta.

Na competição de Juvenis Femininos Portugal alinhou com as atletas Nadine Almeida, Mariana Costa e Sofia Almeida. Apesar de ter estado sempre na luta pelas primeiras posições Portugal acabou por ficar fora das medalhas apesar de terminar a curta distância, na 7ª posição. A vitória coube à Hungria, seguida pela Rússia e Reino Unido.

Fonte: FTP 07/09/2008