CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Não foi uma participação feliz, a de Pedro Gomes no Campeonato do Mundo de Triatlo Longo, ontem disputado em Almere, na Holanda.

O triatleta português, único representante nacional no escalão Elite, fazia uma participação de bom nível até ao momento em que se viu obrigado a desistir.

Este mundial de Triatlo Longo foi disputado nas distâncias de 4Km de natação, 120Km de ciclismo e 30Km de corrida. No final do primeiro segmento Pedro Gomes, estava com 1h07m de prova, e a 7 minutos do grupo da frente. O segmento de ciclismo permitiu-lhe subir alguns lugares na classificação, iniciando o segmento de corrida na 24ª posição.

Neste último segmento, quando seguia já na 17ª posição da geral e numa altura que era claramente o mais rápido corredor em prova, Pedro Gomes protagonizou o pior momento do dia: sentiu uma forte dor na planta do pé e a falta de apoio causou-lhe uma queda. Transportado a uma unidade móvel hospitalar da competição, foi-lhe diagnosticada uma ruptura da fascia plantar esquerda, tendo igualmente recebido tratamento a ligeiras escoriações no ombro e cotovelo provocadas pela queda.

Terminava assim a prestação portuguesa na Elite.
As duas provas do escalão Elite foram ganhas pela britânica Chrissie Wellington e pelo francês Julien Loy.

Neste Campeonato do Mundo de Longa Distância participaram ainda 3 atletas portugueses na prova para Age-Groupers (atletas amadores).

João Santos (ABV Estoris) terminou na 48ª posição do escalão Homens 45-49, Paulo Catarino (Ginásio Clube Figueirense) terminou na 62ª posição do escalão H40-44. O terceiro elemento foi David Caldeirão (UD Chamusca) , mas até ao momento a sua classificação não está disponível.

Fonte: FTP 01/09/2008