Problemas intestinais forçaram a atleta portuguesa a abandonar a Taça do Mundo de Triatlo. Deficiências na comida do hotel afectaram também outros elementos da equipa portuguesa.
Deficiências na qualidade da comida do hotel de cinco estrelas em que a equipa portuguesa estava instalada causaram problemas gástricos em vários elementos da comitiva. Antes da prova, Vanessa Fernandes sofria já de inchaço na zona intestinal e durante a Taça do Mundo, foi forçada a desistir.
O director técnico nacional e o seleccionador nacional de triatlo, Sérgio Santos e António Jourdan, chegaram mesmo a vomitar em consequência da falta de qualidade dos alimentos. Aliás, no sábado, a equipa portuguesa decidiu suspender a comida do hotel em que se encontrava.
Primeira vitória de Ricarda Lisk na competição
A oitava etapa da Taça do Mundo de Triatlo realizou-se domingo, na cidade alemã de Hamburgo. 22 atletas iniciaram a prova, disputada na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de corrida).
No segmento de ciclismo, formou-se um grupo de onze triatletas na frente, em que estavam, entre outras, Vanessa Fernandes, Ricarda Lisk, Debbie Tanner, Anja Dittmer, Magali Di Marco, Jessica Harrison e Lisa Mensink. A vantagem para o grupo perseguidor chegou a situar-se perto dos três minutos quando se iniciou a corrida.
Vanessa Fernandes assumiu a liderança da prova, com a alemã Ricarda Lisk, mas começou a perder posições e após três quilómetros de corrida, era sexta classificada. Desistiu da Taça do Mundo de Hamburgo quando ainda não se tinha chegado a metade do último segmento.
Ricarda Lisk ficou sozinha na frente e aumentou a vantagem sobre a segunda classificada, a australiana Felicity Abram. Uma hora, 57 minutos e 42 segundos foi o tempo que precisou para completar a prova, alcançando assim a primeira vitória na Taça do Mundo de Triatlo.
Felicity Abram conquistou a medalha de prata, enquanto a de bronze ficou para a neozelandesa Debbie Tanner. Seguiram-se a alemã Anja Dittmer, a espanhola Ainhoa Murua, a francesa Jessica Harrison, a suíça Magali Di marco e as alemãs Kathrin Mueller e Joelle Franzmann.
Os resultados completos e todas as informações sobre a taça do Mundo de Triatlo de Hamburgo, que teve como vencedores dois triatletas alemães (Daniel Unger e Ricarda Lisk), estão disponíveis no sítio www.triathlon.org.
Fonte: FTP 06/07/2008