CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O atleta do SR Camarnal foi o melhor português na Taça da Europa. João José Pereira ficou na 18.ª posição, João Silva na 36.ª e José Estrangeiro na 49.ª. Bruno Pais desistiu no ciclismo.

Um minuto e 42 segundos foi o tempo que separou o português Duarte Marques do vencedor, o espanhol Javier Gómez Noya, que competiu em casa. Duarte efectuou uma excelente prestação na Taça da Europa de Pontevedra e conseguiu ficar entre os dez primeiros classificados.

Ao oitavo lugar de Duarte Marques (1h51m34s), juntou-se o bom desempenho de João José Pereira, que terminou no 18.º posto (1h52m41s). Foram os resultados de maior relevo entre os atletas portugueses na competição masculina. João Silva terminou em 36.º (1h54m32s) e José Estrangeiro classificou-se na 49.ª posição (1h57m21s). Quanto a Bruno Pais, acabou por desistir na quarta volta do segmento de ciclismo.

O campeão europeu Javier Gómez Noya, de 25 anos, fez a festa em Pontevedra e somou o 18.º pódio consecutivo da carreira em competições internacionais. Não perde desde Setembro de 2007 (Mundial de Hamburgo).

Durante vários anos, Noya morou em Pontevedra e naturalmente foi o atleta mais apoiado. O jovem correspondeu com uma vitória. 1h49m52s foi o tempo que gastou para cumprir os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de corrida. Vinte e três segundos depois, chegou à meta o alemão Christian Prochnow. O seu compatriota Stefen Justus completou o pódio.

Seguiram-se na tabela classificativa o russo Artem Parienko, o francês Franky Batelier, o russo Valentin Meshcheryakov, o britânico Oliver Freeman e o português Duarte Marques.


Fonte: FTP 21/04/2008