Na segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, Portugal esteve representado por mais dois portugueses: Anaís Moniz (37.ª) e João Silva (45.º).
|
Na segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, Portugal esteve representado por mais dois portugueses: Anaís Moniz (37.ª) e João Silva (45.º).
Na Nova Zelândia, Duarte Marques foi o português melhor classificado – 28.º, um resultado que o mantém na luta pela desejada qualificação olímpica para Pequim 2008. Recorde-se que Portugal já garantiu dois dorsais para os Jogos Olímpicos, um para a competição feminina, outro para a masculina.
Em relação à segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, Duarte terminou os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de corrida com o tempo de 01h50m32s, mais três minutos que o vencedor, o espanhol Javier Gómez Noya.
Javier Gómez Noya
Noya conquistou em New Plymouth a nona vitória da carreira na Taça do Mundo, após uma recuperação fantástica no segmento de corrida. O espanhol venceu com 01h47m33s, relegando o australiano Brad Kahlefeldt para a segunda posição, a trinta segundos de diferença.
“É incrível, duas semanas, duas vitórias. Foi a minha melhor corrida de sempre. É a melhor forma de começar a época”, referiu o Javier Gómez Noya, depois de ter vencido as duas primeiras etapas da competição (Mooloolaba e New Plymouth) e de ter cumprido os dez quilómetros de corrida em 29 minutos e 37 segundos.
O britânico Andrew Johns completou o pódio masculino (01h48m16s), seguindo-se o neozelandês Kris Gemmell, o belga Peter Croes, o canadiano Paulo Richelaar e o australiano Brendan Sexton.
O outro português em acção, o júnior João Silva, classificou-se na 45.ª posição (01h53m12s), melhorando a prestação da etapa inaugural, disputada em Mooloolaba, Austrália, em que desistiu.
Os resultados completos da prova masculina podem ser consultados no sítio www.triathlon.org.
Anaís Moniz
Na competição feminina, Anaís Moniz defendeu sozinha as cores portuguesas e garantiu o 37.º lugar da classificação geral, com o tempo de 02h11m06s, ficando a 11 minutos da vencedora, a australiana Emma Moffatt (02h01m01s), que conseguiu a segunda vitória da carreira na Taça do Mundo de Triatlo.
Emma Moffatt
A sueca Lisa Norden discutiu com Moffatt o triunfo na prova e as duas atletas ficaram separadas apenas por seis segundos. Atrás de Norden, no último lugar do pódio, ficou a australiana Felicity Abram (02h01m16s). Seguiram-se Daniela Ryf, Liz Blatchford, Andrea Whitecombe, Nicky Samuels e Samantha Warriner.
Os resultados completos estão disponíveis no sítio www.triathlon.org.
A terceira etapa da Taça do Mundo de Triatlo, prova integrada no circuito promovido pela União Internacional de Triatlo (ITU), discute-se no Japão, em Ishigaki, no próximo dia 13 de Abril.
Fonte: FTP 06/04/2008