CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Na primeira edição do triatlo que começou em Alpiarça e terminou em Santarém, o Clube Olímpico de Oeiras triunfou duplamente (masculinos e femininos) na quarta etapa da Taça de Portugal.

Duzentos e quarenta e sete atletas alinharam à partida no I Triatlo do Ribatejo, prova que se estreou no calendário nacional. Mais um recorde de participações numa temporada em que, após sete provas já realizadas, o número total de atletas participantes é de 1755.

João José Pereira voltou a fazer a festa na competição masculina, depois do triunfo no VII Triatlo Cidade de Quarteira – Carlos Gravata, na semana passada. Bárbara Clemente, que no Algarve foi terceira classificada, desta vez foi mais rápida e cortou a meta em primeiro lugar.

Colectivamente, a quarta etapa da Taça do Portugal contou com os êxitos do Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras no sector masculino (já tem três vitórias) e no sector feminino (foi o segundo triunfo).

Corrida decisiva
A Barragem dos Patudos, em Alpiarça, foi o local de partida para o I Triatlo do Ribatejo, disputado na distância sprint: 750 metros de natação, 19,6 quilómetros de bicicleta e cinco mil metros de corrida.

João Serrano (Clube de Natação do Cartaxo) destacou-se no segmento de natação e foi o primeiro a chegar ao parque de transição. Atrás dele, surgiu um numeroso grupo, constituído, entre outros, por Pedro Mendes (C.N. Cartaxo), Vasco Pessoa, Hugo Ventura (ambos do Clube Olímpico de Oeiras – C.O.O.), João Amorim (Alhandra Sporting Clube) e Miguel Fernandes (C.O.O.).

No percurso de bicicleta, entre Alpiarça e Santarém, João José Pereira (Alhandra), Pedro Gomes, José Estrangeiro, Vasco Pessoa e Hugo Ventura (todos do C.O.O.), Fabrício Tomás (C.N. Cartaxo) e João Serrano assumiram a liderança da prova.

José Estrangeiro foi o primeiro a entrar no segundo parque de transição, instalado no centro de Santarém. Seguiram-se João José Pereira, Fabrício Tomás, Hugo Ventura, Vasco Pessoa, Pedro Gomes e João Serrano. Mais atrás, surgiram Pedro Laginha Palma, Ruben Costa e João Amorim.

A corrida voltou a ser decisiva quanto à definição do vencedor. João José Pereira assumiu o controlo logo de início e não o deixou fugir nas três voltas. O atleta do Alhandra Sporting Clube chegou à meta isolado e venceu o tempo de 54 minutos e 14 segundos.

Na segunda posição ficou Pedro Gomes (55m03s), que fez uma recuperação fantástica no último segmento. José Estrangeiro completou o pódio com o tempo de 55m17. O quarto lugar pertenceu a outro atleta do Clube Olímpico de Oeiras, Hugo Ventura. Seguiram-se Fabrício Tomás, Vasco Pessoa e Ruben Costa.

Triunfo de Bárbara Clemente
Na prova feminina, 35 atletas começaram o I Triatlo do Ribatejo. Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Clube) foi a primeira rapariga a sair da água. Seguiu-se a colega de equipa Liliana Silva. Bárbara Clemente e Mariana Costa, ambas do Clube Olímpico de Oeiras, surgiram logo de seguida.

Bárbara Clemente aproveitou o ciclismo para se isolar na liderança, deixando Filipa Ferreira e Joana Marques nas posições seguintes. Na corrida, Bárbara confirmou a vantagem e venceu a prova com o tempo de 59 minutos e 58 segundos. Filipa ficou a 46 segundos da vencedora, enquanto Joana Marques fechou o pódio com o registo de 01h01m10s.

Por equipas
Colectivamente, no sector masculino, o Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras venceu a quarta etapa da Taça de Portugal. O Alhandra Sporting Clube foi segundo classificado e o Clube de Natação do Cartaxo terceiro. Em femininos, o Clube Olímpico de Oeiras levou a melhor sobre as equipas do Alhandra e do Ginásio Clube de Sines.

Os resultados completos estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.

A próxima etapa – quinta - da Taça de Portugal realiza-se no próximo sábado, dia 12, em Pedrógão Grande com o V Triatlo do Zêzere.

A organização do evento foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Alpiarça e da Autarquia de Santarém, contando com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP 06/04/2008