A Taça do Mundo de Triatlo vai começar no próximo domingo, dia 30 de Março. Cinco Portugueses marcam presença na etapa a realizar-se na Austrália.
|
A Taça do Mundo de Triatlo vai começar no próximo domingo, dia 30 de Março. Cinco Portugueses marcam presença na etapa a realizar-se na Austrália.
Trinta e oito países estarão representados por mais de 150 atletas na etapa inaugural da Taça do Mundo de Triatlo, que se disputa em Mooloolaba, na Austrália. Na prova feminina, duas portuguesas: Vanessa Fernandes e Anaís Moniz. No sector masculino, Bruno Pais, Duarte Marques e João Silva defendem as cores nacionais.
Campeã do Mundo de Triatlo de Elites, Vanessa Fernandes concentra todas as atenções. É que em caso de triunfo, a jovem de 22 anos ultrapassa o recorde de Emma Carney na competição, de 19 vitórias. A atleta do Sport Lisboa e Benfica igualou o feito da australiana em Rhodes (Grécia), a 7 de Outubro de 2007.
Vanessa Fernandes tem agora a oportunidade de entrar para a História da modalidade não só como a atleta com mais êxitos na Taça do Mundo (20 vitórias), mas também como a primeira atleta a ganhar uma Taça do Mundo durante seis anos consecutivos.
No ano passado, Vanessa terminou a prova de Mooloolaba na terceira posição, atrás das atletas da casa, Emma Snowsill e Erin Densham. Depois, nas seis etapas em que participou - Ishigaki (Japão), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Salford (Grã-Bretanha), Pequim (China) e Rhodes (Grécia) - subiu sempre ao lugar mais alto do pódio.
Emma Snowsill, três vezes Campeã do Mundo, Erin Densham, Annabel Luxford, vencedora em Mooloolaba em 2006, e Emma Moffatt são as principais opositoras de Vanessa Fernandes.
A portuguesa Anaís Moniz também integra a start list da prova feminina, composta 56 por atletas. A jovem de 18 anos, que no início do mês conquistou o título de campeã nacional de duatlo na categoria júnior, em Matosinhos, procura amealhar pontos para a desejada qualificação olímpica Pequim 2008.
Em 2007, os melhores resultados da atleta do Clube de Futebol “Os Belenenses” na Taça do Mundo surgiram em Madrid: 27.º lugar, em Kitzbuhel (Áustria): 28.º posto e em Ishigaki (Japão): 33.º lugar.
O início da competição feminina está previsto para as 11h05 de domingo, na Austrália. Devido à diferença horária (menos 10 horas em Portugal), a prova realiza-se na madrugada do dia 30, na hora portuguesa.
Sector masculino com três Portugueses
Após as senhoras, tem início a competição masculina a partir das 13h40, em Mooloolaba (madrugada em Portugal). Javier Gomez Noya, número um mundial nos dois últimos anos, é um dos principais candidatos ao primeiro lugar. O espanhol procura “vingar-se” da derrota do ano passado em Mooloolaba, imposta pelo forte sprint do australiano Brad Kahlefeldt.
Kahlefeldt integra a equipa australiana, composta por Peter Robertson, três vezes campeão do Mundo, e Greg Bennett, que pretende alcançar a qualificação de um terceiro atleta para os Jogos Olímpicos, precisando de efectuar uma boa prestação na Taça do Mundo.
Na start list masculina, estão três portugueses. Destaque para o experiente atleta do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pais, o qual já garantiu um dorsal masculino para Portugal para os Jogos de Pequim, em Agosto. No ano transacto, o atleta fundanense saiu de Mooloolaba com o 11.º lugar, classificação que repetiu em Rhodes. Bruno participou em sete etapas da Taça do Mundo e além dos resultados já referidos, conseguiu por três ocasiões o 12.º posto: Lisboa, Salford e Pequim.
Quanto a Duarte Marques, terminou a competição com um quinto lugar na última etapa, disputada em Eilat (Israel), a 1 de Dezembro. Antes, esteve presente em Mooloolaba (50.º classificado), Ishigaki (38.º), Lisboa (51.º), Richards Bay (51.º), Madrid (21.º), Salford (37.º), Rhodes (34.º) e Cancun (28.º). O atleta da Sociedade Recreativa do Camarnal procura ainda a desejada qualificação olímpica.
O terceiro português na prova masculina é João Silva, o júnior que integrou o Projecto Olímpico Pequim 2008 no ano passado. A estreia do atleta do Clube Olímpico de Oeiras na Taça do Mundo aconteceu em Lisboa, no mês de Maio. O jovem, na altura com 17 anos, esteve no grupo da frente na natação e no ciclismo, mas o esforço dispendido nestes segmentos obrigou-o a uma corrida mais lenta, terminando na 61.ª posição.
O campeão nacional de duatlo em juniores desistiu depois em Madrid e participou nas últimas três etapas: Rhodes: 17.º classificado, Cancun: 40.º e Eilat: desistiu. Os resultados completos da Taça do Mundo de Triatlo de 2007 estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
Todas as informações sobre a Taça do Mundo de Mooloolaba, que marca o arranque da temporada de 2008, podem ser consultadas no sítio www.triathlon.org.
Fonte: FTP 28/03/2008