CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
No domingo, serão conhecidos os campeões nacionais de clubes. A equipa do Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras detém o troféu em masculinos e femininos.

A décima primeira edição do Duatlo do Cadaval realiza-se dia 9 de Março com duas provas: uma promocional (9h30) e outra a contar para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo (10h45).

A Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, junto aos Paços do Concelho, é o local de partida. Na prova que apura os clubes campeões nacionais de duatlo, os atletas cumprem cinco mil e duzentos metros de corrida (quatro voltas), 22 quilómetros de ciclismo (duas voltas) e 2600 metros de corrida (duas voltas).

O segmento de corrida é efectuado num percurso urbano, enquanto o de ciclismo em asfalto. A descrição dos percursos consta do regulamento da prova. Os mapas dos percursos podem ser consultados no sítio da Federação de Triatlo de Portugal. A meta fica instalada na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

Para a classificação do campeonato nacional de clubes, interessam os tempos dos três melhores atletas de cada equipa. Prevê-se uma prova bastante renhida como se tem registado nos últimos tempos. O Clube Olímpico de Oeiras, a Sociedade Recreativa do Camarnal, o Alhandra Sporting Clube, o Tri-Oeste-Compeed e o Oeiras Sport Clube são algumas das principais formações presentes.

A Câmara Municipal do Cadaval organiza a esta iniciativa, tendo o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Prova Aberta
Antes da competição por clubes, efectua-se uma prova aberta destinada a todos que queiram experimentar o duatlo. 2600 metros de corrida, 11 quilómetros de ciclismo e 1300 metros de corrida são as distâncias para o duatlo promocional.

O arranque da competição acontece às 9h30. O parque de transição para colocação do material e verificação técnica do equipamento abre às 8h10 e encerra uma hora mais tarde. Aplica-se aos atletas das duas provas.

Mais informações sobre o XI Duatlo do Cadaval estão disponíveis no regulamento.

Fonte: FTP 06/03/2008