CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Vanessa Fernandes, escolhida como "personalidade do ano de 2007" pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, aproveitou a cerimónia de entrega do galardão para pedir aos dirigentes e instituições mais apoio para o desporto em geral.

"Eu dou a minha vida pelo desporto", disse hoje a campeã mundial de triatlo, na cerimónia realizada no Estoril, antes de, sem especificar, dizer que gostaria de ver "mais atenção para o desporto" por parte dos responsáveis.

Aquela que é a mais forte esperança olímpica lusa para Pequim2008 destacou que os portugueses "têm força e têm garra", mas que terá de existir de todos um envolvimento ainda maior.

Sobre o prémio, assumiu ser "uma honra enorme". "Ainda não estou bem ciente, mas sei que é um prémio muito especial", assegurou.

"É uma escolha da imprensa, internacional, e por isso tem um lugar muito especial, para mim. Seja curta ou longa a carreira, vai estar sempre marcada por isto", disse.

Vanessa Fernandes, de 22 anos apenas, recebeu o prémio das mãos dos campeões olímpicos da maratona Carlos Lopes e Rosa Mota.

Em ocasiões anteriores, apenas duas figuras do desporto tinham ganho o prémio AIEP - Fernanda Ribeiro, em 1996, no ano em que foi campeã olímpica de 10.000 metros, e Luís Figo, em 2000.

O prémio já distinguiu, desde 1990, figuras da política, artes e espectáculo, como Durão Barroso, Ana Gomes, Pinto Balsemão, Mega Ferreira, José Saramago, Miguel Torga, Manuel Oliveira e Siza Vieira, ou mesmo grupos de pessoas ou instituições, como os "capitães de Abril" e a Fundação Calouste Gulbenkian.

"Algum dia, quando era miúda, pensava chegar aqui e ser a personalidade do ano de Portugal? Nunca na vida..." desabafou Vanessa Fernandes, destacando a importância de suceder, 11 anos depois, a Fernanda Ribeiro - "foi ela que me pôs a sonhar".

Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, ausente na Ucrânia, enviou mensagem onde afirmava que os resultados da jovem atleta "prestigiam o país e são forte estímulo ao desenvolvimento do desporto".

Destacou também o "trabalho de excepcional competência" da Federação de Triatlo de Portugal.

Para Belen Rodrigo, presidente da AIEP, "ninguém fica indiferente a uma jovem que já ganhou tanta coisa" e que "leva mais alto a imagem do país".

Para além do mais, é uma pessoa "simples e humilde, a quem a fama parece não ter mudado", acrescentou. "Além de ganhar títulos, diz que quer ser um exemplo como atleta e é já uma verdadeira bandeira do país", destacou ainda.

Fonte: Lusa 27/02/2008