CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Disputou-se, ontem, a última ronda deste empolgante Campeonato Nacional Individual Absoluto Fase Final 2008, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, que decorreu na Residencial Jardim da Amadora.

O Grande Mestre A. Fernandes, ao derrotar o seu adversário directo, o Mestre Internacional Diogo Fernando, conquistou o seu 12º titulo nacional absoluto, ficando a 1 do recorde de Mestre Joaquim Durão – 13 títulos.

Fernandes, do GX Gaia, esteve implacável – depois de na jornada inaugural ter perdido com Andrade, por tempo, e numa posição em que tinha vantagem – derrotou todos os outros adversários que se atravessaram à sua frente na caminhada para o título.

Uma vitória inequívoca e quase a 100%, não fosse ter “adormecido” ao som do relógio, na ronda inaugural.

Um triunfo inesquecível, tanto mais, que a sua prestação no Torneio dos Mestres, em Julho último, forai mediana. E até ao fim da época, avizinham-se mais duas provas, os Campeonatos Nacionais de Semi-Rápidas (13 Set) e Rápidas (20 Set), em que pode, igualmente, vencer.

Nos lugares imediatos classificaram-se Diogo Fernando e GM Luís Galego, ambos da ACR Vale de Cambra. José Andrade que vinha da fase preliminar obteve um 5º lugar, deixando fugir, na última ronda, o terceiro lugar, ao perder com António Vitor (4º lugar).

Pela negativa destacaram-se o ex-campeão Rui Dâmaso, ainda que, com problemas de saúde, e Paulo Dias. O jovem Ruben Pereira não conseguiu manter o nível que evidenciou no Torneio dos Mestres, que com mestria.

Finalmente, os jovens Vasco Diogo e Jorge Cruz não desiludiram, antes prenunciam o surgimento de novos e mais valores nesta disciplina desportiva tão rica e complexa como incompreendida e mal amada, por quem não a conhece.

Fonte: Infordesporto 05/09/2008