O Campeonato Europeu de Veteranos 2014 já está em velocidade de cruzeiro. Está a ser realizado no Porto, no Axis Hotel Porto, de 8 a 22 de março de 2014, sendo a primeira organização duma prova oficial do calendário da ECU (Associação Europeia de Xadrez) e FIDE (Federação Internacional de Xadrez) em solo português, no ano em que a FPX comemora o seu 87º aniversário. Esta edição tem duas novidades: a de existirem duas categorias de veteranos, acima dos 50 anos (nascidos em 1964 ou antes) e acima dos 65 anos (nascidos em 1949 ou antes) e por juntar as provas de Semi-Rápidas e rápidas à prova de lentas, tornando o evento ainda mais envolvente e espetacular.
A prova de Lentas terá lugar entre 9 e 17 de março, com um total de 9 rondas, uma por dia. Depois de 19 a 20 de março realizar-se-ão 9 rondas de partidas Semi-Rápidas e no dia 21 de março realizar-se-á os torneios de partidas Rápidas, igualmente com 9 rondas.
Depois de jogada a penúltima ronda, a tabela classificativa final ainda continua em aberto, com muitos lugares por definir, nomeadamente os novos Campeões Europeus.
Na categoria Absoluta dos 65+ o jogador holandês Nico Shouten mantêm-se no topo da classificação, mas já não está isolado, sendo acompanhado do jogador russo Vladimir Beznosikov, com ambos a totalizarem 6,5 pontos em 8 possíveis. Na última ronda, ambos irão jogar contra os dois segundos classificados, um jogador lituano e um jogador russo, respetivamente, estando completamente em aberto a definição do pódio final. Uma grande jornada nos espera.
Na categoria Absoluta dos 50+, a liderança mudou de mãos, assumindo agora o jogador inglês, o Grande Mestre Keith Arkell, a liderança com 6,5 pontos em 8 possíveis, ultrapassando o anterio líder, o Grande Mestre georgiano Zurab Sturua que está em 2º lugar a meio ponto de distância, acompanhando do russo Evgenij Kalegin. Os português António Fernandes e Luís Santos mantêm-se na luta pelas medalhas, situando-se ambos com 5 pontos em 8 possíveis, classificando-se atualmente no 6º posto, em igualdade pontual com outros 4 jogadores. De realçar a performance também do Vitor Ferreira e do Vitor Morais, ambos com 4 pontos, lutando por se classificaram na 1ª metade da tabela classificativa.
Na categoria Feminina 65+, a jogadora russa Valentina Kozlovskaya logrou isolar-se na liderança, com 6,5 pontos em 8 possíveis, entrando para a última ronda em boas condições de garantir o título europeu. Contudo, 3 fortes jogadoras partilham o 2º lugar, a meio ponto de distância, e preparadas para se baterem até ao último minuto pelo título. Irina Kabanova (Rússia), Nona Gaprindashvilie (Geórgia) e Ludmila Tsifanskaya (Israel) discutirão qual delas irá perder o seu lugar no pódio final, num pódio que será dominado pela Europa de Leste.
Na categoria Feminina 50+, a estoniana Tatyana Fomina, mantêm-se em 1º lugar, com 6,5 pontos em 8 possíveis, sem dar espaço a mais jogadoras, contudo ainda sem garantir o título, já que a russa Galina Strutinskaya está apenas a meio ponto de distância. 2 jogadoras com 5,5 pontos estão classificadas em 3º lugar e será entre estas 4 que igualmente se fechará o pódio final.
A última ronda joga-se amanhã, 2ª feira, pelas 10:00, onde conheceremos os vencedores de cada um dos torneios. A cerimónia de entrega de prémios realiza-se às 18:00 de 2ª feira e terá a presença do famoso jogador de Xadrez, Garry Kasparov, que salvo algum imprevisto irá comparecer para o encerramento deste grande torneio realizado em Portugal.
A prova pode ser acompanhada diariamente em direto e com comentários e análise das principais partidas em http://escc2014.fpx.pt.
Fonte: FPXadrez, 16/03/2014