CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Das longas viagens ao nível dos adversários, a terceira participação de Portugal na primeira fase da Liga Europeia, que começa hoje e termina dentro de seis semanas, em Minsk (Bielorrússia), não se afigura como pêra doce. Só para chegar a Poprad, uma cidade do Norte da Eslováquia rodeada de montanhas, a Selecção Nacional teve de passar mais de meio dia em viagem, primeiro de avião e depois de autocarro.

A acumulação do cansaço físico e psicológico foi enorme, mas todos estão confiantes num bom desempenho no jogo de estreia da sexta edição desta prova, que é uma espécie de Champions das selecções europeias. O oponente, para não variar, é logo o campeão em título: a Eslováquia. Uma equipa que é totalista da competição e que no último ano ganhou os três encontros que realizou frente aos portugueses, e pelos três resultados possíveis no voleibol: 3-0, 3-1 e 3-2.

Finalista vencido em 2007 - perdeu, em Portimão, para a Espanha -, o objectivo de Portugal passa, em primeiro lugar, por melhorar o decepcionante desempenho do ano passado. E é fácil perceber porquê. Entre nove participantes, a equipa das quinas terminou no… oitavo lugar. Só a estreante Grã-Bretanha, que teve permissão da FIVB para participar como selecção unificada a fim de preparar os Jogos Olímpicos de 2012, fez pior. Para que tal não se repita será necessário, no mínimo, superar Áustria e Bielorrússia, os outros adversários da Poule C, embora só o primeiro lugar permita atingir a fase final.

Sem Hugo Gaspar - abdicou para jogar voleibol de praia - e Nuno Pinheiro - a recuperar de lesão nos dois joelhos -, mas com uns surpreendentes Valdir Sequeira e Tiago Violas, Juan Díaz espera que esta participação seja mais um passo firme no crescimento da equipa. Os bons resultados na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 foram um bom indicador de progresso. Agora é tempo de confirmar que não se tratou de um acaso.

Adversários
- Eslováquia | Ranking FIVB: 46ª
É uma das selecções totalistas e parte com o objectivo de revalidar o título conquistado em 2008. A forma como tem evoluído nos últimos anos já a levou a apurar-se para a fase final do Campeonato da Europa, que disputará em Setembro, na Turquia. Além disso, está, tal como Portugal, qualificada para a terceira ronda de qualificação do Mundial'2010.

- Áustria | Ranking FIVB: 61ª
Treinada pelo argentino Carlos Cuello, atravessa um período de preparação tendo a vista os Europeus de 2011, competição que vai organizar em conjunto com a República Checa. Privada de dois jogadores-chave (Matthias Mellitzer e Marcus Guttmann), tem como meta melhorar o sétimo lugar obtido no ano anterior - o de estreia na prova -, no qual alcançou quatro vitórias.

- Bielorrússia | Ranking FIVB: 71ª
É a pior classificado no ranking da FIVB, mas já mostrou que tem capacidade para bater o pé a selecções mais fortes. A prova disso são as vitórias obtidas frente a Alemanha (13ª) e Turquia (38ª) na edição transacta da Liga Europeia, na qual ainda ganhou os quatro jogos que efectuou contra a Áustria. Após tão auspiciosa estreia, o quinto lugar é o mínimo a atingir.

Fonte: OJOGO 05/06/2009