A Selecção Nacional perdeu esta tarde com a Grã-Bretanha, por 3-1, na jornada inaugural do terceiro torneio do Grupo A, a decorrer em Sheffield (Inglaterra), e continua sem vencer na Liga Europeia.
Portugal, sem alguns dos seus habituais titulares, como Hugo Gaspar, Nuno Pinheiro, Flávio Cruz e João Malveiro, perdeu pelos parciais de 25-27, 25-17, 25-23 e 25-22, e permitiu à Grã-Bretanha vencer o primeiro jogo.
A selecção lusa teve um início de jogo promissor, com uma vantagem de sete pontos (16-9), mas desde logo ficou patente as suas fragilidades ao permitir á Grã-Bretanha reduzir para apenas dois no final do parcial (27-25).
A Grã-Bretanha impôs-se no segundo "set", que venceu à vontade por 25-17, e voltou a liderar o terceiro, praticamente desde o seu início, que "fechou", com mais dificuldade dado o equilíbrio, aos 25-23.
No quarto "set", e pese embora Portugal liderar praticamente até ao fim, com uma vantagem média de dois pontos, a Grã-Bretanha logrou empatar aos 19-19 e passar para a frente aos 23-22, encerrando o jogo com um triunfo por 25-22.
A selecção portuguesa, vice-campeã em 2007, continua sem vencer na Liga Europeia, e está ainda longe da forma idealizada pelo seleccionador Jorge Schmidt, tendo em vista o "play-off" para o Campeonato da Europa de 2009.
Portugal integra o Grupo A da Liga Europeia, juntamente com as selecções da Grécia, Eslováquia, Grã-Bretanha e Holanda, que lidera invicta a prova com seis triunfos e que esta semana não compete por se encontrar de folga.
O Grupo B da Liga Europeia integra as selecções da Alemanha, Bielorrússia, Áustria e Turquia, que será a anfitriã da fase final a realizar em Bursa, de 19 a 20 de Julho.
Fonte: FPV 27/06/2008