Aposta forte numa presença na Fase Final
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresentaram hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Autarquia, a Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2008/2009 (23 a 25 de Maio) e o torneio da Liga Europeia (11 a 13 de Julho), competições que terão por palco o Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.
Na ocasião, foram celebrados os protocolos de cooperação entre a FPV e a edilidade relativos às competições acima mencionadas.
A FPV esteve representada na Conferência de Imprensa pelo seu Presidente, Vicente Araújo, e pelo Secretário-Geral, Teodemiro de Carvalho, enquanto a autarquia poveira fez as honras à casa por intermédio do Vice-Presidente Aires Pereira.
O também responsável pelo Pelouro do Desporto do Município poveiro começou por salientar:
“A Poule de Qualificação Europeia e a Liga Europeia integram-se na aposta desportiva e social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Os dois protocolos assinados hoje com a Federação Portuguesa de Voleibol consubstanciam a vontade das duas instituições na divulgação do desporto e da modalidade.”
Aires Pereira recordou ainda:
“A nossa cidade tem uma enorme tradição no Voleibol, nomeadamente através do Clube Desportivo da Póvoa, e a presença da Selecção Nacional poderá contribuir para uma maior expansão da modalidade, pelo que agradeço à Federação a amabilidade de estar sempre ao nosso lado e ainda pelo facto de continuar a resistir e conseguir manter a sua sede na cidade do Porto. Desejo-lhe sucesso e reafirmo que pode continuar a fazer da nossa a vossa casa”.
Em resposta, o Presidente da FPV agradeceu a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim:
“O pavilhão que nos tem sido disponibilizado é um dos melhores do país e um excelente local para a Selecção Nacional efectuar a sua preparação, pois, como foi referido, existe uma tradição desportiva na Póvoa de Varzim, sobretudo através do Clube Desportivo da Póvoa.
É um prazer enorme estar aqui, pelo apoio que sempre nos dispensaram a autarquia e os habitantes locais. Este é um ano muito importante para nós, pois temos compromissos que nos podem assegurar a participação em fases finais de competições muito importantes.
Apostamos forte numa presença na fase final do Campeonato da Europa, apesar de irmos defrontar selecções como as da Bulgária, Croácia e o vencedor da eliminatória entre a Moldávia e Israel.
Em Julho, vamos disputar, juntamente com a Holanda, a Grécia, a Eslováquia e a Grã-Bretanha, a Liga Europeia, uma das competições mais prestigiantes organizadas sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol e queremos também estar presentes na Final Four.
Estes jogos são muito importantes para o futuro do Voleibol português pois fazem parte da contínua afirmação de Portugal entre as melhores selecções mundiais de Voleibol.
Os protocolos que hoje assinámos com a Autarquia da Póvoa de Varzim são muito importantes para nós porque nos ajudam imenso a criar as melhores condições para a Selecção Nacional, que pode trabalhar mais e melhor, ganhando tempo na sua preparação”.
O Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim foi o local escolhido para acolher, de 23 a 25 de Maio, a Poule E da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2008/2009 de Seniores Masculinos.
Portugal disputará a 1.ª volta da segunda fase, a realizar de 16 a 18 de Maio de 2008, em Varna (Bulgária), organizando, na semana seguinte, os jogos da 2.ª volta na Póvoa de Varzim, que, no ano passado, foi palco dos jogos do Torneio dos 60 Anos da FPV e da fase de qualificação para a Liga Europeia.
Portugal ficou inserido na Poule E, juntamente com as selecções da Bulgária, Croácia e o vencedor da eliminatória entre a Moldávia e Israel, a disputar a 8 e 11 de Maio.
Um grupo complicado, sobretudo se atendermos ao facto de os búlgaros terem sido terceiros classificados na Taça do Mundo de 2007, garantindo assim o apuramento directo para os Jogos Olímpicos de Pequim, enquanto os croatas subiram ao segundo degrau mais alto do pódio na Liga Europeia de 2006.
Se ficar em primeiro na poule, Portugal apurar-se-á directamente para a Fase Final; se for segunda classificada, a nossa selecção terá de defrontar o 2.º classificado da Poule B, composta por Holanda, Eslovénia, Letónia e pelo vencedor do jogo Albânia-Azerbaijão.
Na Liga Europeia, Portugal ficou inserido no Grupo A, juntamente com outros dois dos mais fortes candidatos à vitória final, a Holanda e a Grécia, bem como com um outsider, a Eslováquia.
Os holandeses venceram a Liga Europeia em 2006, ano em que os gregos foi terceiros classificados. Os eslovacos foram terceiros classificados em 2007, em Portimão, ano em que os portugueses se bateram pela vitória taco-a-taco com os espanhóis.
Completa o grupo a selecção reunificada da Grã-Bretanha, a selecção teoricamente mais fraca, mas que congrega a força de vontade dos países organizadores dos Jogos Olímpicos de 2012.
No grupo de Portugal serão disputados 5 torneios (organizados por cada um dos países participantes), folgando uma selecção por torneio, já que este será formado apenas por quatro selecções.
A Selecção Nacional folga no torneio a disputar de 13 a 15 de Junho e organiza, na Póvoa de Varzim, a competição nos dias 11 a 13 de Julho.
O Grupo B é formado por quatro selecções, Alemanha, Turquia, Bielorrússia e Áustria.
Apuram-se para a Final Four, a disputar nos dias 19 e 20 de Julho, os primeiros classificados dos dois grupos e ainda o segundo melhor classificado (na comparação dos dois grupos), que se juntam ao organizador.
No caso de o organizador ser primeiro classificado no seu grupo, serão apurados o segundo classificado desse grupo, o primeiro classificado do outro grupo e a selecção imediatamente melhor classificada, seja de que grupo for.
Mais informações: www.fpvoleibol.pt / www.cm-pvarzim.pt / www.cev.lu
Fonte: FPV 23/04/2008