CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Decorreu este fim-de-semana na Praia de Faro, o Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2009 com um modelo competitivo inédito em Portugal. Este evento decorreu no Centro Náutico e foi organizado pela revista online Conquilha.com e pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro.

Os velejadores inscritos manifestaram a sua forte satisfação pela forma como decorreu o evento. O espírito de convívio esteve sempre presente e todos os condimentos estiveram reunidos para que este dia fique gravado na memória de todos os participantes.

As condições atmosféricas não podiam estar melhor para a realização desta prova que visou sensibilizar para a prática competitiva do windsurf. Com o sol a brilhar e vento de NW entre os 14 e os 16 nós durante todo o dia, a Ria Formosa recebeu o velejadores provenientes do centro e sul do país.

As excelentes condições que se verificaram permitiram realizar duas séries de regatas onde os velejadores tiveram oportunidade de mostrar as suas capacidades num verdadeiro ambiente de convívio uma vez que se tratou de uma prova não oficial.

A direcção de regata liderada por Daniel Salvaterra, em colaboração com o Ginásio Clube Naval de Faro, montou o campo de regata em frente ao público presente no Centro Náutico contemplando uma bolina e uma popa por forma a tornar o despique entre velejadores mais interessante. A escolha dos rumos de bolina foi um dos pontos quentes de cada largada com cada atleta a seguir a sua estratégia de corrida.

Na água, Pedro Soares fez valer a sua larga experiência vencendo de forma categórica as duas séries realizadas. A luta pelos dois lugares mais baixos do podium foi renhida com Pedro Seruca e Manuel Plantier a ficar respectivamente em segundo e terceiro lugar por curta margem. Nos quarto e quinto lugares ficaram ainda Jorge Seruca e Vitor Mata.

A satisfação foi visível em todos os presentes. A verdade é que o Centro Náutico da Praia de Faro tem condições únicas para a prática desportiva e realização destes eventos desportivos. Com relvado a dois metros da água para montar as velas e pranchas, esplanada com vista para a prova, música, embarcações de apoio, balneários com duche quente, cacifos, secretariado, snack-bar e estacionamento disponível, que mais se poderia pedir? Os técnicos de serviço, com conhecimento sobre a modalidade e logística de eventos estiveram sempre activos nas diversas actividades previstas ao longo do programa.

A Associação Portuguesa de Windsurfing – APWind – esteve presente e valorizou o trabalho efectuado pela organização. Na opinião deste organismo, "é preciso apostar mais neste tipo de iniciativa para trazer caras novas à modalidade. Ficámos muito agradados com o que vimos aqui e esperamos que este evento se venha a repetir já no próximo ano", declarou André Carvalho que se deslocou ao Algarve para estar presente no Challenge. Este dirigente aproveitou naturalmente a oportunidade para colocar os velejadores a par das últimas medidas da direcção recentemente eleita.

A organização do ProAm, Ibérico de Windsurf, representada por um dos seus responsáveis, também aproveitou para fazer uma apresentação oficial do circuito para este ano que conta com 5 etapas e reúne velejadores portugueses e espanhóis.

A prova foi acompanhada de test drives onde foi possível testar os últimos desenvolvimentos do material de windsurf. Esteve disponível material da RRD, Triologia, Windalgarve e Windsurf Point.

Outra das novidades, ainda que meramente técnica, foi o teste neste evento de um inovador sistema informático online para as inscrições nas provas oficiais a realizar deste ano. Trata-se de um projecto de Filipe Guerra com o nome de bestwindusrfspot.com que pretende tornar mais ágil para organizadores e velejadores o sistema de inscrições em eventos de windsurf, já para esta época.

O público presente não deu por mal empregue o tempo passado na praia. O espectáculo das sucessivas largadas associadas ao som ambiente e às intervenções do speaker Paulo Jorge "Carica" animaram o ambiente.

Os presentes puderam testar uma nova vertente de skate, o Street Surfing. Trata-se de um skate com muitas modificações capaz de dar a sensação de autêntico surf.

No final do dia, o staff do evento serviu bifanas grelhadas no carvão com tempero Challenge que fizeram as delícias dos participantes cheios de apetite depois de um dia na água.

Na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, o Prof. André Ferin, Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Faro, teve ocasião de sublinhar que "o Centro Náutico é uma grande aposta da Câmara Municipal para a dinamização dos desportos náuticos. O apoio a esta e outras iniciativas é uma das funções da edilidade no sentido de proporcionar a prática desportiva a todos."

Ficou patente a vontade de repetir esta co-organização Câmara Municipal de Faro / Conquilha.com no sentido de promover o desporto na cidade de Faro.

Classificação final
1º Pedro Soares - POR 24
2º Pedro Seruca - 174
3º Manuel Plantier - X
4º Jorge Seruca - P 74
5º Vitor Mata - 12
6º Filipe Guerra - POR 121
7º Lourenço Menezes - POR 7
7º Rafael Ribas 77
9º Daniel Salvaterra - P 31
10º Fernando Cantinho - 41
11º Luis Carlos - 111
12º Luis Martins - 71
12º Nuno Esteves - 9
14º Horácio Jesus - 8
15º José Oliveira - 21
15º Luis Nadkami - 10
17º António Galvão - POR 21
17º Marco Malanho - 1
19º Carlos Reis - 22
20º Pedro Guerreiro - 11

A cobertura do evento ficou a cargo do Conquilha Press Center que levou até à praia de Faro fotógrafos dentro e fora de água, operador de câmara e repórteres. O Press Center é uma área da marca Conquilha em franco desenvolvimento este ano contando com a cobertura confirmada de 12 eventos no decorrer de 2009.

Fonte: Infordesporto 330/03/2009