Depois de um sexto e um quinto lugares nos dois últimos Jogos Olímpicos, Gustavo Lima foi quarto classificado em Pequim.
|
{mosimage} |
Depois de um sexto e um quinto lugares nos dois últimos Jogos Olímpicos, Gustavo Lima foi quarto classificado em Pequim, tendo ficado afastado da medalha de bronze apenas por um ponto.
O campeão da classe Laser partia para a derradeira regata na terceira posição, mas a diferença pontual entre quatro velejadores fazia que tudo estivesse em aberto entre o segundo e quinto lugares. Ficando na quinta posição na regata, Gustavo Lima quedou-se no quarto lugar final, apenas a um ponto do italiano Romero. O esloveno Zbogar foi melha de prata e o britânico Goodison medalha de ouro.
No final da prova, Gustavo Lima anunciou que vai abandonar a competição, repetindo a posição também assumida por Francis Obikwelu após ter falhado o apuramento para a final dos 100 metros.
O quarto lugar de Gustavo Lima é até ao momento a segunda melhor classificação da delegação portuguesa participante nos Jogos de Pequim, atrás da segunda posição de Vanessa Fernandes no triatlo.
No dia em que Gustavo Lima terminava a sua participação nos Jogos com um sabor da derrota apesar do seu excelente lugar, Naide Gomes, uma das esperanças portuguesas para a conquista de uma medalha, falhou o apuramento para afinal do comprimento, com dois saltos nulos e o terceiro com a modestíssima marca de 6m 22 cm, depois de não ter conseguido acertar com a corrida de balanço. Já fora da pista, Naide Gomes disse que estava parva com o sucedido.
Pelo lado positivo, registe-se que na jornada do dia 19 de Agosto ocorreu a primeira vitória portuguesa em ténis de mesa nuns Jogos Olímpicos. Marco Freitas venceu o egípcio El Sabezz por 4-1.
Fonte: CDP, 19.07.08