CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Um fabuloso dia de vela brindou a frota de 13 TP52, na primeira jornada do Troféu Audi Região da Sardenha, 3.ª etapa da Audi MedCup, que decorre até Sábado, em Cagliari, Itália.

O Mean Machine, do holandês Peter de Ridder, esteve imparável vencendo duas das três regatas disputadas. Recorde-se que o circuito de regatas líder mundial, tem passagem pelo nosso país, de 15 a 20 de Setembro, com a realização do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.

Começa a ser um hábito, dia em que a tripulação do Mean Machine esteja inspirada, não há oposição possível. A primeira jornada do Troféu Audi Região da Sardenha confirmou-o, três regatas, duas vitórias e liderança isolada da prova com 4 pontos de vantagem sobre os norte-americanos do Quantum, de Doug DeVos e Fred Howe.

Não fosse a 3.ª regata, e a ronda inaugural de Cagliari não teria história. Domínio total e absoluto de Mean Machine e Quantum, nas duas primeiras e triunfos destacados sobre a restante frota.

A última do dia, mostrou que os russos do Rusal Synergy podem sonhar com outros voos. Estreando-se no barco que compraram a Larry Ellison, a tripulação liderada por Sergiy Pichugin esteve no comando quase até final, sendo ultrapassada na derradeira popa e perdendo a prova, por apenas 7 segundos, para os mais experientes homens do Mean Machine.

Para o olímpico português Diogo Cayolla este não foi um dia muito feliz. O velejador português, que integra a tripulação do Caixa Galícia, de Vicente Tirado, viu o seu barco ser 12.º, 9º. e 9.º nas três da jornada, ocupando um modesto 12.º lugar.

O pouco tempo de adaptação ao barco, alugado para esta prova, explica, em parte, as dificuldades sentidas. O desafio, dos armadores espanhol, Agustin Zulueta, e do português, Gonçalo Esteves, e com o conceituado Paul Cayard ao leme, ocupa a 9.ª posição da geral.

Para amanhã está prevista a realização de duas regatas do Troféu Região da Sardenha.

Classificação Geral após 3 regatas
1.º Mean Machine – 6 pontos
2.º Quantum – 10 pontos
3.º Bríbon – 11 pontos
4.º Matador – 18 pontos
5.º Artemis - 18 pontos

Fonte: Infordesporto 01/07/2008