Os alemães do Platoon powered by Team Germany, de Harm Muller-Spreer, venceram a regata de treino do Troféu Região da Sardenha, 3ª etapa da Audi MedCup, que decorre até ao próximo Sábado, em Cagliari.
A prova italiana tem especial interesse para os portugueses, dado que Diogo Cayolla, que conta com três presenças em Jogos Olímpicos, faz parte da tripulação do Caixa Galícia.
O circuito de regatas líder mundial, tem passagem pelo nosso país, de 15 a 20 de Setembro, com a realização do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.
Como em todas as regatas de treino, fazem-se as últimas experiências antes da competição.
O líder do circuito, o Bríbon, de José Cusí, onde costuma navegar o Rei Juan Carlos I dominou a prova até se retirar, tendo sempre uma "guarda de honra" de luxo formada pelo Platoon powered by Team Germany, de Harm Muller-Spreer, com o vencedor da America’s Cup, Jochen Schumann ao leme e dos norte-americanos do Quantum, de Doug DeVos e Fred Howe.
Esta regata de preparação tinha ainda algumas curiosidades. A primeira, reparar na adaptação da tripulação russa do Rusal Sinergy ao novo barco, visto que o armador, a empresa Gateway Overseas Ltd, comprou o USA17, de Larry Ellison, que teve uma passagem efémera e meteórica pelo circuito, estreando-se a vencer e despedindo-se na 2ª etapa da MedCup em Marselha.
A segunda, ver como reagia a equipa do Caixa Galícia, ao navegar com um TP52 alugado, no caso o Tau – Cerâmica Andalucía, depois do acidente em França que destruiu a proa do seu barco.
Diogo Cayolla, o único português a bordo na 3ª etapa da Audi MedCup está confiante: "Este barco parece mais rápido e competitivo. As nossas expectativas estão altas e esperamos fazer um bom resultado", afirma o trimmer de spi do Caixa Galícia.
Para amanhã está prevista a realização das três primeiras regatas do Troféu Região da Sardenha.
Classificação Geral após 2 etapas
1º Bríbon – 80.2 pontos
2º Artemis – 92 pontos
3º Quantum – 92 pontos
4º Platoon powered by Team Germany – 99 pontos
5º Matador - 117 pontos
Fonte: Infordesporto 30/06/2008