CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

No início da Semana Olímpica Francesa, prova de grau 1 da ISAF que conta com a participação dos melhores atletas do Mundo da modalidade. Com o céu bastante nublado e a previsão a ameaçar muito vento para a tarde, os 75 participantes da classe 470 fizeram-se à água pela manhã.

O campeonato não poderia ter começado melhor para Marinho e Nunes que lideram neste momento a classificação geral, após a realização de duas regatas. Na primeira regata, o vento soprou do quadrante Leste com cerca de 18 nós de intensidade e com ondas bastante grandes a proporcionar excelentes condições para navegar.

Álvaro e Miguel rondaram a primeira bóia em quarto lugar do grupo e após uma boa recuperação na segunda bolina, a dupla olímpica portuguesa colocou muita pressão nos dois adversários que seguiam na frente, acabando por os passar muito perto da chegada, terminando assim a regata em segundo.

Na segunda regata, a largada não foi tão boa quanto a primeira o que obrigou a dupla Barreirense a ter de optar por navegar pelo lado direito do campo de regata, lado contrário ao que tinham navegado na primeira regata.

O Team LBC Tanquipor/Cidade do Barreiro/Seth chegou à primeira boia já em segundo, muito por culpa da boa velocidade que puderam disfrutar hoje do "Cidade do Barreiro".

Na segunda bolina, Marinho e Nunes continuaram a boa regata que vinham a realizar e passaram os seus adversários franceses que seguiam na frente para não mais largar a liderança.

"O campeonato começou muito bem para nós. A velocidade foi óptima, a táctica e a estratégia funcionou em pleno. Neste momento estamos muito concentrados em analisar bem o nosso barco novo para que possamos decidir qual dos barcos que temos irá para a China, decisão que teremos de fazer logo quando acabe este campeonato", comentaram Álvaro Marinho e Miguel Nunes visivelmente satisfeitos com a sua prestação de domingo.

Em segundo e terceiro da classificação geral estão os ingleses Nick Rogers e Joe Glanfield, Medalhas de Prata nas olimpíadas de Atenas seguidos dos holandeses Sven e Kalle Coster.


Fonte: Infordesporto 21/04/2008