CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Team LBC Tanquipor de Álvaro Marinho e Miguel Nunes realizou duas boas regatas, num dia que ficou marcado pelas 7 horas na água à espera que o vento estabilizasse.

Com o vento a soprar do quadrante Oeste, a Comissão de Regatas (CR) deu a primeira Largada para o grupo azul, o grupo do Team LBC Tanquipor / Cidade do Barreiro/Seth.pt, às 14:30 quando estava previsto que a primeira largada fosse ao meio-dia.

O vento muito instável fez com houvesse esse atraso e que a estratégia e táctica fosse hoje um “quebra-cabeças” para os velejadores.

Marinho e Nunes, experientes na classe, conseguiram colocar em evidência os 11 anos que navegam juntos, e conseguiram ser os melhores na água, no compto dos dois grupos (amarelo e azul).

Na segunda primeira regata, o Team LBC Tanquipor / Cidade do Barreiro / Seth.pt
Andou quase sempre em terceiro, mas na segunda bolina, os adversários mais directos de Marinho e Nunes que iam na frente da regata, não viram a bóia de alteração de percurso que tinha sido feita pela CR, e passaram para a frente da regata para não mais largar a liderança até ao final.

Na segunda regata, a dupla olímpica Portuguesa ia pelo mesmo caminho não fosse um salto de vento muito grande “estragar” a táctica do Team LBC Tanquipor / Cidade do Barreiro / Seth.pt, que os atirou para a 6ª posição na primeira bóia. A partir de aí, foi sempre a recuperar até ao terceiro lugar, lugar em que terminaram a segunda regata.

“Hoje tudo nos saiu bem! Continuamos com problemas de velocidade mas tacticamente estamos bem. A estratégia montada pelo nosso treinador tem funcionado em pleno mas com condições mais estáveis de vento, em que a velocidade conta bastante, estamos um pouco condicionados” comentaram Álvaro e Miguel.

O Team LBC Tanquipor / Cidade do Barreiro / Seth.pt subiu 7 posições na classificação geral, ocupando neste momento a 8ª posição. Os lideres são os Italianos, seguidos dos Argentinos e Holandeses.

Amanhã começa a final, com a separação da frota em Ouro e Prata. Os outros Representantes Portugueses presentes no Troféu Princesa Sofia, não conseguiram passar ao Ouro mas mostraram boa qualidade, apenas faltando mais trabalho e experiência.

A destacar a prestação de Luís Niza e Paulo Baptista que não fosse as duas desclassificações por largada adiantada, possivelmente estaria a fazer companhia a Álvaro Marinho e Miguel Nunes no grupo de Ouro.

Fonte: Infordesporto 18/03/2008