CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O português Frederico Melo conquistou a medalha de bronze da competição júnior, mas falhou a qualificação olímpica de Finn por 22 pontos, ao terminar, hoje, o Mundial absoluto da Classe, em Melbourne, Austrália, na 42ª posição.

Tal como nos Mundiais ISAF de 2007, em Cascais, o jovem velejador português, de 20 anos, lutou até à última regata pela qualificação, ficando então a cinco posições da zona de apuramento (19 países).

O Mundial de Melbourne atribuiu mais seis lugares olímpicos, distribuídos pela Itália, Rússia, Chipre, Áustria, Alemanha e Turquia.

Melo terminou a 22 pontos e três posições atrás do turco Ali Kemal Feki, no primeiro lugar não qualificado.

O velejador do Clube Naval de Cascais, que integra o Projecto de Esperanças Olímpicas (Londres’2012), confirmou ser um dos novos valores da vela portuguesa e um elemento a ter em conta para o próximo ciclo olímpico.

Portugal garantiu apuramentos olímpicos nas Classes 470, RS:X, 49’er, Laser e Star, tendo ainda hipóteses de apuramento em Laser Radial, através de Sara Carmo, nos Mundiais de Auckland, a disputar entre 15 e 20 de Março.

O título mundial, o quinto do seu palmarés, foi para o inglês Ben Ainslie, velejador que tem ainda o impressionante registo de duas medalhas de ouro olímpicas em Laser (Sydney’2000) e Finn (Atenas’2004). Os restantes lugares do pódio foram para o neo-zelandês Dan Slater (prata) e para o dinamarquês Jonas Christensen (bronze), respectivamente.