CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
João Rodrigues alcançou hoje a medalha de bronze na "Singapore Airlines Sail Auckland 2008", prova que se disputou na praia de Kohimarama, na cidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Logo pela manhã os 48 velejadores em competição partiram para a água para disputarem a última regata, de onde sairiam os 10 melhores classificados que, algumas horas depois, disputariam a "Regata das Medalhas".

A regata da manhã, disputada com vento muito fraco, pouco mais de 5 nós, "foi longa e bastante dura", segundo o próprio velejador madeirense, que terminou em 3º, com os seus principais adversários, o neozelandês John Paul Tobin e o grego Nikos Kaklamanakis a chegarem em 4º e 9º respectivamente. Em consequência desta boa prestação João Rodrigues ocupava o 1º lugar da classificação geral à partida para a "Regata das Medalhas", que se disputou duas horas depois, já com o vento a soprar perto dos 15 nós.

"Antes da largada, apercebi-me que o lado direito do campo favorecia", referiu o actual número 1 do ranking mundial da classe RS:X (prancha olímpica), acrescentando que "acabei por marcar um ponto em terra onde virasse directamente para a primeira bóia, o que implicava largar sem amuras, mas com este vento é uma situação normal".

Largando sem amuras e "como estava com mais ângulo que o restante da frota, o que verifiquei antes da regata, optei por largar mesmo junto a bóia", continuou o olímpico madeirense, "mas infelizmente o meu braço acabou por tocar na retranca do Tony Wilhelm, da Alemanha, que vinha com amuras, ou seja com prioridade".

O velejador alemão protestou e João Rodrigues não teve outra hipótese senão fazer 360º, pelo que "perdi imenso terreno, pois fazer esta manobra com vento implica perder muito terreno", tendo partido em último, acabaria, no entanto, por recuperar algumas posições e "na última popa, só me faltava passar o ucraniano para ficar, pelo menos, em segundo, já que o Nikos cortou em 1º".

Tal desiderato acabaria por não ser atingido, pois segundo o próprio velejador "já não tive forças no final e não o passei por um metro ou dois, cortando a linha de chegada na 5ª posição, o que equivaleria a 10 pontos, já que na "Regata das Medalhas" os pontos contam a dobrar".

Em face deste panorama João Rodrigues terminou na 3ª posição final, com um total de 43 pontos, a três do vencedor, o grego Kaklamanakis, e a um do segundo, o neozelandês Tobin, com o madeirense a mostrar algum desalento ao afirmar que "custa sempre um pouco mais passar de 1º para 3º, mas é mesmo assim".

Fazendo um balanço à sua participação nesta prova que se insere no seu plano de preparação para a sua quinta presença nos Jogos Olímpicos, João Rodrigues afirmou ainda que "acho que fiz boas regatas, embora cometendo alguns erros que se devem, talvez, a algum cansaço e a alguma falta de ritmo para conseguir fazer tantas regatas em quatro dias".

Para o velejador madeirense seguem-se agora dois dias de descanso ainda na Nova Zelândia, seguindo depois para o Brasil, onde se juntará ao seu habitual "grupo de estágio", que integra, entre outros os velejadores Ivan Pastor, de Espanha, e Ricardo Santos "Bimba", do Brasil.

Fonte: Infordesporto 19/02/2008