CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Bárbara Luz e Margarida Moura qualificaram-se hoje (segunda-feira) para os oitavos-de-final do Cantanhede Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários (7.400 euros), a contar para o ranking mundial do WTA Tour, cuja primeira edição está a ser organizada pelo Clube Escola de Ténis de Cantanhede, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede.

Bárbara Luz, treinada por Diogo Ramos na Associação Académica de Coimbra, derrotou a russa Alla Aleksandrova por 4-6, 6-3 e 6-2, ao cabo de uma intensa luta de duas horas e 26 minutos, enquanto Margarida Moura, do Clube de Ténis do Porto, mas orientada pela sua irmã Inês, vencia por 4-0 Natasha Khan, a terceira cabeça-de-série, quando, após 27 minutos, a britânica desistiu com uma lesão num tornozelo.

Para Bárbara Luz foi o primeiro triunfo sobre uma adversária estrangeira no quadro principal de um torneio a contar para o ranking mundial, uma semana depois de ter eliminado Rita Vilaça na primeira ronda de um torneio de 10 mil dólares algarvio. Em Outubro do ano passado tinha passado pela primeira vez o "qualifying" de um 10 mil dólares, no Hyfas Ladies Open, na Quinta da Moura, mas depois perdeu de entrada no quadro principal com Ana Nogueira.

"Já conhecia a Alla porque ela treinou com o André Lopes e o Paulo Lucas em Sassoeiros durante toda a época de 2008, mas só a tinha visto jogar na semana passada. No primeiro "set" cometi demasiados erros, mas consegui falhar menos nos dois "sets" seguintes e também entrei melhor na bola", disse a vice-campeã nacional de juniores, que irá defrontar na quarta-feira a "qualifier" espanhola Sandra Gonzalez-Salas, que hoje afastou a sexta cabeça-de-série, a britânica Jade Windley, por 6-2 e 6-2.

"A Bárbara está a apenas uma vitória noutro torneio para entrar no ranking mundial, uma etapa importante para ela", disse Pedro Pereira, o seleccionador nacional de sub-16. Com efeito, como explicou o juiz-árbitro Rogério Santos, "uma jogadora necessita de pontuar num mínimo de três torneios diferentes para ganhar o direito de aparecer na lista do WTA Tour".

Margarida ainda está longe disso, mas deu o primeiro passo, pois, como disse a própria, "foi a primeira vez" que passou "uma ronda num quadro principal de um torneio a contar para o ranking mundial". Nos oitavos-de-final, a irmã de Inês Moura defrontará a vencedora do embate de amanhã (terça-feira) entre a algarvia Ana Claro e a alemã Linda Fritschken.

Das três portuguesas que jogaram hoje, Francisca Matos foi a única a entrar no quadro por ter passado a fase de qualificação, mas a aventura terminou para a jovem do CT Porto, eliminada por outra "qualifier", a espanhola Clara Perez-Marcos, por 6-0 e 6-1, em 60 minutos.

Nos outros encontros de singulares, merece especial destaque a eliminação da primeira cabeça-de-série, a italiana Alice Moroni, e a "tareia" que a belga Appollonia Melzani, a segunda cabeça-de-série, inflingiu à ‘qualifier’ alemã Dominique Wahl: nada mais, nada menos, do que uma "bicicleta", ou seja, um duplo 6-0, em apenas 35 minutos. A germânica não somou mais do que 13 pontos, dois dos quais resultantes de duplas-faltas da belga que foi vice-campeã no Vale do Lobo Ladies Open, em Fevereiro.

Os resultados de hoje, referentes à primeira ronda de singulares, foram os seguintes:
Bárbara Luz (Portugal/WC)-Alla Aleksandrova (Rússia), 4-6, 6-3, 6-2;
Margarida Moura (Portugal/WC)-Natasha Khan (Grã-Bretanha/3), 4-0, desistência;
Clara Perez-Marcos (Espanha/Q)-Francisca Matos (Espanha/Q), 6-0, 6-1;
Appollonia Melzani (Bélgica/2)-Dominique Wahl (Alemanha/Q), 6-0, 6-0;
Maria Teresa Torro-Flor (Espanha)-Jasmine Shankar (Suécia/LL), 6-4, 6-0;
Sandra Gonzalez-Salas (Espanha/Q)-Jade Windley (Grã-Bretanha/6), 6-2, 6-2;
Nanuli Pipiya (Rússia)-Alice Moroni (Itália/1), 7-5, 1-6, 6-3.

A primeira ronda conclui-se amanhã, havendo mais sete portuguesas em competição, com ênfase na campeã nacional de juniores, Maria João Koehler, a única a beneficiar do estatuto de cabeça-de-série (a quarta).

Logo às 11 horas, no Court Central, Maria João Koehler (Portugal/4) defronta Isabella Assad (Brasil/Q), seguindo-se os embates Rita Vilaça (Portugal/WC)-Ainhoa Atucha-Gomez (Espanha/Q) e Ana Claro (Portugal)-Linda Fritschken (Alemanha).

No Court nº3 Joana Pangaio (Portugal) e Cátia Rodrigues (Portugal/Q) defrontam-se no segundo encontro das 11 horas, seguindo-se o encontro Margarida Fernandes (Portugal/LL)-Inna Sokolova (Rússia).

No Court nº4, também no segundo encontro das 11 horas, Maria Palhoto (Portugal/WC) mede forças com Martina Babakova (Eslováquia).

Fonte: Infordesporto 18/05/2009