CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A russa Nina Bratchicova (nº 205 WTA) venceu a 24.ª edição do Torneio Internacional Fundação da Cidade/ 2.º Ladies Open, ao derrotar a espanhola Irene Santos-Bravo (n.º 805 WTA) por (7-5, 2-6 e 6-4) na final disputada este domingo nos courts do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António (VRSA).

Maria João Koehler atingiu os quartos-de-final e foi a melhor portuguesa, tendo vendido cara a derrota diante da russa Arina Rodionova (n.º 384 WTA). A jogadora lusa, que ocupa a 630.ª posição do ranking mundial acabou por perder os dois sets, mas pelos parciais de 7-6 (4) e 6-4 num jogo muito equilibrado. Antes, tinha deixado pelo caminho a holandesa Michelle De Groot (7-5 e 6-2) e a espanhola Lúcia Paz-Monteagudo (6/2 e 6/0). Ao chegar a esta fase, a portuguesa alcançou mais quatro pontos WTA.

As portuguesas estiveram melhor na vertente de pares, que foi ganha pela dupla constituída por Maria João Koehler e Joana Pangaio. Na final, as tenistas portuguesas beneficiaram da desistência das espanholas Rebeca Bou-Nogueiro e Sheila Solsona-Carcasona, devido a lesão da primeira, quando ainda se disputava o primeiro set (2-2).

O torneio, organizado pelo Clube de Ténis de VRSA, contou para o ranking mundial WTA, distribuiu 10.000 dólares de prize-money (prémio monetário) e disputou-se ao longo de toda a semana.

Fonte: Infordesporto 17/05/2009