CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
etário de Estado da Juventude e do Desporto, esteve presente na inauguração da primeira fase do Lousada Ténis Atlântico, onde se incluem os primeiros seis de um total de 16 courts de ténis. Um dos objectivos desta inauguração foi de convencer o Governo para a qualidade do projecto de modo a que apoie a fase seguinte e mais cara: os quatro courts cobertos.

O Secretário de Estado confessou estar vivamente impressionado porque, ao mesmo tempo que inaugurou instalações, testemunhou a assinatura do protocolo de gestão e funcionamento e viu já trabalho feito. Laurentino Dias expressou o agrado de estar perante instalações feitas com base num projecto de desenvolvimento sustentável e sustentado e, manifestou ainda, o seu enorme contentamento por estar presente o presidente da federação de Espanha, "país que tem o melhor ténis do mundo".

Na cerimónia do passado fim-de-semana estiveram igualmente presentes o presidente da Câmara Municipal de Lousada (CML), Jorge Magalhães, e os presidentes da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e da Real Federación Española de Ténis (RFET), respectivamente José Maria Calheiros e José Luís Escañuela, bem como os representantes das associações que integram o Ténis Atlântico – Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Federacíon Gallega de Ténis – que aí terá a sua sede, o seu ponto de encontro.

Passados dois anos do lançamento da primeira pedra, é já bem visível o resultado do duro trabalho realizado. Sem subsídios estatais e apenas com a preciosa ajuda da Câmara Municipal de Lousada, dos patrocinadores, dos parceiros institucionais, dos membros do Ténis Atlântico e dos clubes, avançou a primeira fase que integra seis courts de terra batida, iluminados, o edifício da Academia (composto por balneários, gabinetes e arrecadação e que mais tarde será completado com o edifício do clubhouse) e uma recepção. Por tudo isso, Jorge Magalhães, presidente da CML agradeceu de forma muito especial aos presidentes do Ténis Atlântico e mostrou enorme gratidão pelo apoio dos presidentes da FPT e RFET.

O Ténis Atlântico é um projecto ibérico que engloba mais de nove mil atletas federados, espalhados por cerca de 200 clubes das regiões do Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria e Galiza, e tem como ponto alto a Liga Atlântica, competição inter-regional disputada pelas selecções destas regiões em todos os escalões etários, dos 12 aos 60 anos.

O Lousada Ténis Atlântico tem como objectivos implantar a modalidade na cidade e no interior do distrito do Porto, desenvolver o ténis na região da ATPorto, contribuir para o aumento de qualidade do ténis nacional e, por último, dar sustentabilidade ao projecto ibérico Ténis Atlântico.

As escolas de ténis já funcionam desde Novembro de 2008 e por lá já treinaram, entre outros, as jovens esperanças Francisco Ramos e Maria João Koehler, bem como vários estágios das selecções da ATPorto e acções integradas no Plano Nacional de Detecção de Talentos (PNDT – Norte).

Calendário dos próximos eventos:
16 a 17 de Maio – Liga Atlantica (sub-12 e sub-16)
23 a 24 de Maio – Inter-Clubes Benjamins (sub-10)
7 a 12 de Julho – Campeonato Nacional Equipas sub-14
2 a 5 de Outubro - Campeonato Nacional Equipas 3ª Div. Masc.
2 a 5 de Outubro - Campeonato Nacional Equipas 2ª Div. Fem.

Fonte: Infordesporto 13/05/2009