Pedro Sousa foi o único português a apurar-se hoje (segunda-feira) para o quadro principal do Albufeira Future, o torneio internacional de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do ATP World Tour, que o Montechoro Sports & Leisure Club está a organizar nos 'hardcourts' do Hotel Montechoro.
O antigo vice-campeão nacional e ex-quartofinalista de juniores de Roland Garros, actual 1098.º no 'ranking' ATP, era o segundo cabeça-de-série do 'qualifying' e derrotou nas duas últimas rondas, em dia de jornada dupla, o alemão Philip Mohr por 6-1 e 6-2, e o espanhol Roberto Ortega Olmedo por 6-2 e 6-0. Ontem desfeiteara o espanhol Joel Rubio Moreno por 6-4 e 6-4. Foi, pois, um percurso sem falhas, não cedendo qualquer 'set', do ainda jovem Pedro Sousa, que passou o seu segundo 'qualifying' consecutivo depois de Lagos na semana passada. No quadro principal irá medir forças com o oitavo cabeça-de-série, o sérvio Aleksander Slovic.
Dos 24 portugueses (entre os 101 participantes) do 'qualifying', só dois atingiram a ronda de qualificação. O outro, para além de Pedro Sousa, foi Vasco Antunes, que perdeu com o francês Florian Rynet por 6-2 e 6-1, depois de ter batido na ronda anterior o brasileito Fabrizio Neis, 12º cabeça-de-série, por 6-4, 4-6 e 6-3. Note-se que a Federação Portuguesa de Ténis enviou para Montechoro membros das suas selecções nacionais de sub-16 e sub-18, acompanhados pelos respectivos capitães, Vítor Ferreira e Bernardo Mota.
Entretanto, o sorteio do quadro principal do Albufeira Future, efectuado pela juiz-árbitro búlgara Vesselina Doneva, ditou os seguintes confrontos para os quatro portugueses beneficários de 'wild cards': Leonardo Tavares-Xander Spong (Holanda/Q), José Ricardo Nunes-Tomislav Brkic (Bosnia e Herzegovina/Q), Martim Trueva-Ignacio Coll Riudavets (Espanha/6), e Ricardo Jorge-Dylan Sessagesimi (Suíça).
O holandês Raemon Sluiter continua a dar lições no seu regresso à competição. O antigo 46.º tenista mundial apurou-se para o quadro principal com sucessos sobre o espanhol Juan Beaus Barquín por 6-1 e 6-3, e o francês Nicolas Rosenzweig por 6-3 e 6-0, depois de anteriormente já ter arrasado o espanhol Gil Sala Bordallo por 6-2 e 6-2, e o polaco Maciej Rajski por 6-2 e 6-1.
Fonte: Infordesporto 17/03/2009