CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Nos próximos dias será publicamente conhecido o nome do novo treinador de Gastão Elias. Após um ano a trabalhar sob as ordens de Ricardo Ycaza, o actual número cinco português no ranking ATP cessou a ligação com o equatoriano, conhecido no mundo do ténis pela alcunha de "Rabito".

"A nossa relação pessoal sempre foi e continuará a ser muito boa. Gosto bastante dele, mas por vezes torna-se necessário tomar outro tipo de opções, principalmente quando não se está perfeitamente conectado", explicou Gastão Elias a O JOGO, ontem, poucas horas depois do regresso a Bradenton, na Florida, após ter passado três dias junto da família, em Casal Novo, na Lourinhã.

Tendo completado 18 anos há cerca de três meses, o jovem português, que continua a ser uma das grandes apostas da IMG/Bollettieri Academy, já será acompanhado por um novo treinador nas duas primeiras semanas do próximo mês, quando estiver a participar em dois torneios da categoria future ITF/ATP no Canadá.

Actualmente na 673.ª posição mundial, Gastão ainda não venceu qualquer encontro esta época nos cinco torneios que disputou. Esta série negativa já se arrasta desde o final da anterior temporada, marcado por duas derrotas na primeira ronda das duas últimas provas.

Se bem que a academia norte-americana, criada por Nick Bollettieri e gerida pela IMG, possua uma grande diversidade de treinadores, o futuro responsável técnico de Gastão será alguém contratado no exterior. "Ainda não tenho a certeza de quem é, mas as negociações estão muito bem encaminhadas", limitou-se a afirmar o antigo jogador do Top 10 do ranking mundial de juniores, eleito melhor jovem desportista português masculino em 2007.

Fonte: O Jogo 19/02/2009