CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Quatro portuguesas venceram hoje (Domingo) na fase de qualificação do Albufeira Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ranking mundial do WTA Tour, que o Montechoro Sports & Leisure está a organizar nos 'hardcourts' do Hotel Montechoro, no Algarve.

Maria João Koehler, que no torneio anterior (Vale do Lobo Ladies Open) passou o 'qualifying', ficou isenta da primeira ronda por ser a 10ª cabeça-de-série e hoje derrotou a holandesa Bouwiena Boer por 7-6 (7/5) e 6-0.

A sua próxima adversária será Cátia Rodrigues que eliminou a britânica Nicola Mooneym por 6-1 e 6-3 – um embate entre duas campeãs nacionais de juniores, Koehler a de singulares e Rodrigues a de pares, ao lado de Ana Claro, que hoje também venceu em Montechoro, batendo a espanhola Patricia Ibañez por 6-2, 6-7 (5/7) e 6-3. A algarvia mede forças na segunda ronda com a espanhola Lorenzo Fernandez.

A portuguesa que mais se distinguiu na segunda jornada do 'qualifying' foi Rita Vilaça, ao obter duas vitórias de rajada, sempre em dois 'sets', primeiro sobre a também portuguesa Margarida Fernandes por 6-3 e 6-3, e depois sobre a italiana Vincenza Ciraolo por 6-2 e 6-0. Quanto a Jessica Silva, foi afastada logo de entrada pela brasileira Yasmine Guimarães por 6-1 e 6-1.

Diana Batista (diante da britânica Danielle Brown) e Catarina Ferreira, a quarta cabeça-de-série (frente à eslovaca Martina Babakova) vão ainda jogar hoje a segunda ronda.

Fonte: FPTenis 08/02/2009