Maria João Koehler, membro da selecção nacional da Fed Cup, está muito perto de tornar-se na única portuguesa a passar a fase de qualificação do Vale do Lobo Ladies Open, o torneio de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, cujo quadro principal arrancou hoje (terça-feira) na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve.
Um total de 11 tenistas portuguesas participou na fase de qualificação do torneio organizado pela Premier Sports, que habitualmente inaugura a época de eventos internacionais de ténis no nosso país, mas Koehler foi a única a chegar à quarta e última ronda.
A campeã nacional de juniores, “pupila” de Nuno Marques, está cotada como primeira cabeça-de-série do 'qualifying', graças ao 747º posto que ocupa no 'ranking' mundial desta semana, pelo que ficou isenta da primeira eliminatória. Nos últimos dois dias derrotou sucessivamente a austríaca Christina Mathis por 6-4, 5-7 e 7-5 e a húngara Lucia Batta por 6-3 e 6-4, este último num encontro em que considerou ter feito uma exibição quase perfeita.
Hoje, na ronda de qualificação, a vice-campeã do Montemor Ladies Open de 2008 estava a ganhar por 6-3 e 4-4 frente à chinesa He Sirui quando a chuva fez a sua aparição, encharcou os 'courts' e forçou o juiz-árbitro Rogério Santos a adiar os encontros para amanhã (quarta-feira).
O seleccionador nacional feminino de sub-18, Miguel Sousa – que nas próximas três semanas vai acompanhar nos torneios algarvios as “internacionais” lusas de sub-18, nas quais se insere ainda Koehler, de 16 anos, apesar de já representar a selecção de profissionais – explicou que "foi positivo a Maria João jogar o 'qualifying' porque ainda não tinha competido este ano e está a ganhar rodagem que poderá ser-lhe importante para os próximos torneios".
A esquerdina do Clube de Ténis do Porto poderia ter recebido um dos dois 'wild cards' que o promotor do torneio e presidente da Premier Sports, Pedro Frazão, colocou à disposição da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), ao abrigo de um acordo que trouxe a Vale do Lobo as melhores tenistas nacionais de sub-16 e sub-18. Contudo, de acordo com o director de torneio, Paulo Oliveira, «o seu treinador pessoal, Nuno Marques, preferiu que ela se estrasse em competição em 2009 no 'qualifying', com os bons resultados que até ao momento estão à vista».
Os 'wild cards' foram, desta forma, atribuídos a Ana Claro e Joana Pangaio, sendo esta última a única senior em prova (961º do 'ranking' mundial), para além de Catarina Ferreira (676ª), que entrou directamente no quadro principal. Joana Pangaio ainda começou a jogar a primeira ronda mas perdia por 3-2 frente à holandesa Nicolette van Uitert no momento da interrupção.
A ordem de jogos para amanhã indica o arranque do quadro principal às 10:30 horas, com a conclusão do encontro de Joana Pangaio no 'court' central, seguido do duelo entre Catarina Ferreira e a italiana Julia Mayr, findo o qual Ana Claro defrontará uma adversária vinda da qualificação. A conclusão do compromisso de Maria João Koehler está agendado para o 'court' nº6 a partir das 10:30 horas.
Miguel Sousa, seleccionador nacional feminino de sub-18, disse que o seu homólogo do escalão de sub-16, Pedro Pereira, esteve a acompanhar as internacionais portuguesas de cadetes e ficou satisfeito com o que viu, constatando que "as nossas sub-16 já têm nível para jogarem as qualificações destes torneios profissionais e é importante que o façam mais vezes". Com efeito, tanto Inês Santos como Patrícia Martins atingiram a penúltima ronda do 'qualifying'.
Fonte: FPTenis 03/02/2009