CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O secretário de Estado do Desporto garantiu hoje que o Estoril Open vai continuar sedeado no Estádio Nacional, Oeiras, e o "court" Central ficará no futuro estádio a construir no âmbito do Centro de Alto Rendimento (CAR) do ténis.

"O Estoril Open deve ter uma instalação definitiva, nomeadamente no seu ‘court’ central. Devemos ter as melhores instalações possíveis para o ténis no Jamor", começou por afirmar Laurentino Dias, durante uma visita ao torneio.

Laurentino Dias sublinhou que a construção dos novos seis "courts" centrais cobertos se enquadra na política do Governo de criação do CAR do ténis, que está a ser pensado para acolher "grandes provas internacionais", nomeadamente o Estoril Open.

"Estamos a um mês de termos uma obra nova, que são seis campos de ténis cobertos na entrada do complexo. É nossa intenção que este conjunto seja o Centro de Alto Rendimento do ténis, com as quatro dezenas de campos que temos, mais os campos que serão cobertos e mais uma instalação definitiva para o Estoril Open", explicou.

Em relação à gestão futura daquele espaço, Laurentino Dias adiantou que está a ser estudada em conjunto "com a Federação Portuguesa de Ténis e com o João Lagos", sendo certo que "terá de ser ajustado a todas as instalações que o Estoril Open obriga".

O secretário de Estado aproveitou ainda para sublinhar que o projecto do CAR do ténis e o Estoril Open "não são incompatíveis" com a futura construção do primeiro campo público de golfe de 18 buracos de Portugal, que ficará no margem direita da Ribeira do Jamor, ao lado da zona onde o torneio tradicionalmente foi organizado.

"Temos inúmeras obras em curso no Jamor, uma delas é a construção do campo público de golfe, que está em concurso público internacional, após o que se iniciará a obra. Essas obras não prejudicarão a instalação principal do Estoril Open. No próximo ano, terá de ser acondicionado de forma diferente", explicou Laurentino Dias.

O secretário de Estado aproveitou para elogiar a organização de 19ª edição do torneio, sublinhando: "As condições deste Estoril Open são excelentes. Está muito bonito, não apenas naquilo que o Estoril Open trouxe com a montagem no aparato fantástico, mas também por tudo o que feito no complexo. Esta combinação dá um excelente resultado".

No passado sábado, o director do torneio, João Lagos, afirmou ter "uma grande esperança em que o actual Governo viabilize a infraestrutura definitiva" do torneio no Estádio Nacional, em Lisboa.

"Tenho um muito bom 'feeling'" afirmou Lagos, lembrando que o Estado tem vindo a apresentar vários projectos que vão dotar o complexo do Jamor de várias instalações desportivas de "excelência".

Fonte: Lusa 15/04/2008