CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Selecção Nacional cedeu diante da Holanda, por 0-3, no segundo encontro a contar para a poule A, referente ao Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, que decorreu hoje, em Budapeste, na Hungria.

Ana Catarina Nogueira foi surpreendida por Renee Reinhard (n.º 594 WTA), pelos parciais de 0/6 e 3/6, no primeiro confronto de singulares, enquanto Neuza Silva cedeu face a Arantxa Rus (n.º 463 WTA), por 5/7 e 4/6, no segundo singular. Por fim, Magali de Lattre e Maria João Koehler não conseguiram desfeitear a dupla Thyssen / Wong (2/6 e 4/6).

Depois de ter cedido ontem no encontro com a Bulgária (0-3), a Selecção Nacional terá de vencer amanhã a equipa do Luxemburgo – hoje perdeu com a Bulgária por 1-2 – para fugir ao último lugar na poule A e assim garantir, desde logo, a permanência no Grupo I da Zona Europa /África, evitando o play-off.

As luxemburguesas contabilizam duas derrotas e estão em luta directa com a Selecção Portuguesa pelo 3.º lugar na poule A. Anne Kremer, 99.ª classificada no ranking mundial, é a estrela da equipa, que integra ainda Mandy Minella (n.º 401 WTA) e Claudine Shaul (480.ª)

O Grupo I da Zona Europa / África é constituído por 15 equipas e surge abaixo do Grupo Mundial e do Grupo Mundial II, ambos com oito equipas cada.

Bielorrússia, Bulgária, Dinamarca, Geórgia, Inglaterra, Hungria, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Suécia e Suiça fazem parte do Grupo I da Zona Europa / África, tal como Portugal.

Estas 15 selecções estão divididas em três poules de quatro equipas e uma poule com três, e jogam em sistema de round-robin (todos contra todos). Os quatro vencedores dos respectivos grupos discutem depois um lugar no play-off de acesso ao Grupo Mundial. Por sua vez, as selecções que evitarem o último lugar nas suas poules garantem a manutenção no Grupo I da Zona Europa África, enquanto que, as últimas classificadas de cada poule terão de disputar um play-off para a permanência.

Poule A
Bulgária, 2 vitórias
Holanda, 2 vitórias
Luxemburgo, 0 vitórias
Portugal, 0 vitórias

Fonte: FPT