CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O último dia de prova na 2ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2009, decorreu na Praia do Tonel, que recebeu os jovens bodyboarders com altas ondas de metro a metro e meio, permitindo aos atletas mostrar todo o seu potencial.

Desde os Sub-12 aos Sub-18 Masculinos, passando pelas meninas no Feminino Sub-18, as exibições foram de alto nível, com várias ondas a entrarem na escala de Excelente – mais de 8.00 pontos.

A prova começou pouco depois das dez da manhã com a sequência de meias-finais de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Masculinos, e Feminino Sub-18, já disputadas com boas ondas. Com a maré a encher, entrou-se na sequência de Finais, desde os Sub-12 Masculinos, e a qualidade das ondas continuou a subir, e o espectáculo na água foi crescendo à medida que se avançava nos escalões.

De realçar a coragem dos jovens sub-12 Masculino ao enfrentarem a forte rebentação e surfarem no outside. O Ricardo Esgaio (CDAN) foi quem melhor se mostrou e venceu a categoria.

Nos Sub-14 Masculinos desde cedo o bodyboarder local Gonçalo Pinheiro (ABS), mostrou conhecer bem o pico, não dando hipóteses aos outros competidores, e com score de 13.50 pontos foi o vencedor.

Com a final de Sub-16 Masculinos, todo o potencial das ondas começou a ser mais aproveitado, e numa bateria discutida até bem perto do fim, foi o Daniel Fonseca (PPSC) quem se mostrou mais forte e venceu.

Foi com as meninas que se ouviram muitos aplausos na praia ao conseguirem vários el-rollos fortes, com destaque para o realizado pela Lara Schenker, que lhe valeu a melhor onda – 8.00 pontos - acabando por vencer a categoria.

O melhor estava reservado para o último heat. A final de Sub-18 foi disputada até às últimas ondas e ao último minuto. Nessa altura, o António Lopes (CNP) liderava, numa com um score de 16.25 pontos (8.75; 7.50) e o António Cardoso (CDAN) em segundo precisava de algo extraordinário para passar para a frente.

No último minuto com um grande reverse-air e mais alguma manobras, o António conseguiu um 10.00 pontos unânime dos juízes e foi o grande vencedor, com um extraordinário score de 18.50 pontos em 20.00 possíveis.

Esta prova decorreu com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e Associação de Bodyboard de Sagres, tendo a Deeply como patrocinador do Circuito.

Sub-12 Masculino
1 – Ricardo Esgaio (CDAN)
2 – Luís Neves (AON)
3 – Gonçalo Rugeroni (ABSCS)
4 – José Silva (AON)

Sub-14 Masculino
1 – Gonçalo Pinheiro (ABS)
2 – Pedro Neto Silva (ASAL)
3 – Iuri Van Santos (ABSCS)
4 – Evandro Mirão (CDAN)

Sub-16 Masculino

1 – Daniel Fonseca (PPSC)
2 – Francisco Bessone (ABC)
3 – Bogdan Goleminov (AON)
4 – João Santos (CDAN)

Feminino Sub-18

1 – Lara Schenker (ABS)
2 – Madalena Pereira (ASAL)
3 – Teresa Almeida (CDAN)
4 – Ana Adão (ABFM)

Sub-18 Masculino
1 – António Cardoso (CDAN)
2 – António Lopes (CNP)
3 – Dino Carmo (CDAN)
4 – Pedro Paula (AON)

Fonte: Infordesporto 08/04/2009