CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
surf
O Estoril Quiksilver Pro, a etapa do campeonato mundial de surf masculino que vai realizar-se no próximo mês de Abril no Município de Cascais, acaba de tornar-se ainda mais aliciante para os atletas e o público, com o aumento do prémio monetário em cinco mil dólares.
Este campeonato, torna-se assim a prova com o maior prémio monetário de sempre na Europa, passando de 145 mil dólares para 150 mil, acréscimo este que será directamente entregue ao vencedor da prova, que assim levantará um cheque de 25 mil dólares.

A iniciativa partiu do principal patrocinador da prova, o Turismo do Estoril, que assim pretende elevar a fasquia desta etapa do campeonato mundial de surf (World Qualifying Series) tornando a prova uma referência para os adeptos desta modalidade e incentivando bastante as principais figuras deste campeonato, os atletas.

Esta novidade traduzir-se-á no aumento de competitividade da prova que irá assim ser disputada por alguns dos melhores atletas de surf do mundo, num dos mais míticos palcos do surf nacional, Carcavelos.

Duarte Nobre Guedes, Presidente do Turismo do Estoril explica o investimento: "O aumento do prémio monetário do Estoril Quiksilver Pro reflecte, acima de tudo, a importância que o Estoril dá a esta modalidade, bem como confirma o posicionamento do destino enquanto palco privilegiado para a realização de mega eventos".

Numa terra de surf e de outros desportos, o objectivo é claro, continuar a projectar esta região turística nacional e internacionalmente, pois “graças às excelentes condições que proporciona, quer a atletas quer a acompanhantes, o Estoril integra, de há muito, um prestigiado calendário desportivo mundial, composto pelas mais diversas modalidades”, relembra com determinação.

Esta será a segunda etapa do circuito WQS na Europa, mas será a inaugural das provas classificadas com 6 estrelas, essenciais para apurar quem irá entrar na elite do surf mundial no final do ano. Será também uma oportunidade magnífica para que alguns dos surfistas portugueses comecem a acumular pontos para conseguir no final do ano disputar o título europeu.

António Pedro, da Alfarroba, empresa organizadora da prova, explica, satisfeito, a consequência imediata deste upgrade: “Este acréscimo ao prémio monetário com a particularidade de ser entregue ao vencedor, aumenta imediatamente a garantia de ter presentes os melhores para disputarem tão apetecível valor. Aliado a este facto, é para nós uma satisfação saber que os melhores atletas do mundo serão muito bem recebidos nesta que é uma das mais bonitas zonas do país, e que oferece variadíssimas opções para a realização de um campeonato mundial deste nível".

O berço do surf em Portugal, irá brevemente receber 144 dos melhores surfistas do mundo, já a partir do dia 21 de Abril. Há muito em jogo, neste Estoril Quiksilver Pro, a etapa do circuito WQS com o maior prémio monetário de sempre

Fonte: FPSurf 18/03/2009