CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O surfista português Tiago Pires afirmou hoje ter ficado satisfeito com a 17ª posição na prova inaugural do Circuito Mundial ASP de surf de 2009, o Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália.

"Fiquei de alguma maneira satisfeito com este arranque de 2009, é claro que um grande resultado é sempre mais satisfatório, mas não posso, de forma alguma, ficar desiludido com este 17º. Comecei melhor que em 2008 e sinto-me muito mais sólido que no inicio do ano passado", disse hoje à Agência Lusa Tiago "Saca" Pires (31º mundial em 2008).

No arranque da temporada de 2009, "Saca" bateu o havaiano Roy Powers e o norte-americano Bobby Martinez na primeira eliminatória, garantindo a passagem directa à terceira ronda, em que foi afastado pelo australiano Joel Parkinson, quarto do Mundo em 2008.

"O Joel (Parkinson) é um aspirante a campeão do mundo já há alguns anos, e não é por acaso que ganha 'heats'. Provou que surfar em casa é sempre uma boa ajuda e deixou-me a precisar de muito para o ultrapassar", explicou à Lusa o surfista, assegurando que a semana de espera entre eliminatórias não aumentou a ansiedade.

Em 2008, na estreia na "alta-roda", também em Gold Coast, o português foi batido pelos anfitriões Tom Whitaker e Dayyan Neve, na primeira ronda, e foi afastado, na repescagem, pelo brasileiro Leonardo Neves, numa prova ganha por Kelly Slater, detentor do título e nove vezes campeão do Mundo, que, este ano, terminou na mesma posição de "Saca".

Com o arranque "positivo", Tiago Pires garante manter as aspirações, tendo em vista o regresso à Austrália, entre 07 e 18 de Abril, desta feita a Bells Beach, em Victoria, para o Rip Curl Pro, segunda etapa do Circuito Mundial ASP: "O meu objectivo continua a ser o mesmo. Acho que este ano me apresento mais forte do que em 2008, por isso, só posso estar muito motivado para esta época".

"Não quero apontar os meus objectivos para números, mas quero estar mais perto do que acredito ser o meu potencial e com isso subir alguns bons lugares no 'ranking' do Circuito Mundial ASP", frisou Tiago Pires.

Fonte: O Jogo 10/03/2009