CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Associação Nacional de Surfistas (ANS) e a Natural Factor anunciaram hoje o calendário final do Campeonato Nacional de Surf Lightning Bolt Pro Junior para a época de 2009, nas categorias Masculina e Feminina. A prova, que vai para a sua quinta edição, é, como se sabe, a ultima fase da carreira amadora dos surfistas mais jovens de Portugal e serve de antecâmara para mais altos vôos nacionais e internacionais, atribuindo também, ao abrigo do protocolo existente entre a Federação Portuguesa de Surf (FPS) e a ANS, os titulos nacionais individuais nas respectivas categorias.

Com o patrocínio exclusivo da Lightning Bolt Europe (Texteis Manuel Gonçalves) e organização da Natural Factor, o Nacional de Surf Pro Junior conta este ano com quatro etapas, dentro de um super preenchido calendario nacional. Os títulos de campeão nacional serão atribuidos aos surfistas a partir da soma das três melhores classificações nestas quatro provas, sendo que todas as provas terão igual grau de importância e pontuação. O périplo é em todo semelhante à edição de 2008 e o arranque dar-se-á já nas férias da Páscoa no Porto. As datas e locais escolhidos foram:
1ª Etapa - 10 e 11 de Abril, Praia de São Salvador, Porto
2ª Etapa - 13 e 14 de Junho, Praias de São Julião e Ribeira D'Ilhas, Ericeira
3ª Etapa - 8 e 9 de Agosto, Praia Grande, Sintra
4ª Etapa - 19 e 20 de Setembro, Praia do CDS, Costa de Caparica, Almada

O circuito volta a ser aberto a todos os atletas comunitários devidamente inscritos na FPS e com quotização em dia na ANS que não cumpram ou tenham cumprido 21 anos até ao dia 1/1/2010 inclusivé. Limitado a 64 atletas masculinos e 24 femininos por prova, a prioridade na participação será dada este ano pelo seeding de 2008 como também, pela primeira vez em cinco anos, garantir-se-á a presença, na competição masculina, aos 12 primeiros do ranking Sub-18 de 2008, 8 primeiros do Sub-16, 4 do Sub-14 e 2 atletas Sub-12, criando-se assim o tão almejado encadeamento competitivo de todas as competições nacionais de surf nas categorias mais jovens. Nas meninas, as 8 melhores surfistas do Nacional de Esperanças de 2008 têm também lugar garantido. Organizador e ANS poderão, para cada categoria, convidar 2 atletas como wild-card por prova.

Depois do enorme sucesso e do pioneirismo da Bolsa Desportiva ANS / Lightning Bolt do ano passado, o Nacional de Surf Open Sub-20, voltará a ditar as condições de atribuição de uma bolsa desportiva para a internacionalização no valor total bruto de 8.000 euros, a distribuir pelos melhores surfistas Portugueses da classificação final, desde que estes sejam elegiveis para representar as cores de Portugal nas competições internacionais da ASP e da ISA na época de 2010. Para além disso, todas as provas oferecerão prémios em artigos e equipamento de surf aos vencedores e o espectáculo é garantido, pelo menos se se repetirem as épicas condições das etapas da Praia Grande e da Caparica em 2008.

Na categoria Masculina, Frederico Morais (campeão em 2006, vice campeão em 2007 e 2008) e Vasco Ribeiro são dois dos principais candidatos ao titulo mas contarão certamente com a oposição de outros bons surfistas como Ivo Cação ou Nicolau Von Rupp, ambos no último ano como sub-20, José Ferreira, Francisco Alves e Sebastião Furtado podendo outras surpresas advir das camadas dos Esperanças que começarão a prova com um pouco de mais rodagem. Josch Schmeltzer, nascido em 1988, já não poderá defender o titulo mas, nas meninas, é certo que a campeã em título Francisca Sousa contará com forte oposição das ericeirenses Carina Duarte (campeã nacional open em 2008) e Ana Sarmento podendo ainda a outsider Maria Abecassis intrometer-se na contenda. De referir que apenas Francisca Santos conseguiu até hoje vencer duas vezes o Nacional Pro Junior (2005 e 2007).

Entretanto, como nota final, fica também agendada para o proximo dia 9 de Março, a divulgação do calendario final do Campeonato Nacional de Surf Open, com inicio marcado para os dias 9 e 10 de Maio no Porto e algumas novidades, entretanto já comunicadas à Federação Portuguesa de Surf, Instituto do Desporto de Portugal e Association of Surfing Professionals.


Fonte: FPSurf 02/03/2009