CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Câmara Municipal de Peniche vai assinar sábado o protocolo de criação do Centro de Alto Rendimento dedicado aos "desportos de ondas", que integra o projecto de afirmação como "capital da onda".

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, vai apadrinhar o lançamento da primeira pedra deste "surf camp", na praia do Baleal, que, tal como o previsto para a Nazaré, integra o Plano de Acção do Governo para a região do Oeste e quatro municípios da lezíria do Tejo, em função do abandono da Ota como local para o aeroporto de Lisboa.

Além das infra-estruturas dedicadas à modalidade na região Oeste, a Federação Portuguesa de Surf apresentou projectos de CAR para cinco outros concelhos - Almada, Aveiro, Sintra, Viana do Castelo e Vila do Bispo.

"Não queremos que seja apenas mais um centro de estágios, a nossa determinação é que seja a referência a nível nacional", disse à Agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Peniche, manifestando a intenção de que a infra-estrutura não seja dedicada exclusivamente ao surf, "mas a todos os desportos de ondas", como são os casos do bodyboard, o longboard, o kitesurf e o kayaksurf.

Segundo António José Correia, o projecto já foi aprovado e a obra, que tem um custo previsto de um milhão e 32 mil euros e um prazo de execução de 10 meses, deverá ser consignada em Março.

"Se tudo correr bem estará concluída no primeiro semestre de 2010", frisou o autarca, traçando como objectivo "estimular os desportos de ondas, para que Peniche seja entendida como capital da onda".

De acordo com o estudo prévio do CAR de Peniche, a infra-estrutura deverá conter "sete idades de alojamento, sendo seis com capacidade para quatro utentes, e uma para seis utentes" e, atendendo à particularidade das modalidades "de ondas", cada unidade terá "uma zona húmida, para a colocação de fatos, pranchas ou mesmo outros equipamentos".

Com ginásio, sauna e espaço de restauração, a infra-estrutura, que vai acolher também a sede do Península de Peniche Surf Clube, deverá contar ainda com colectores solares térmicos para o aquecimento da água e do ar, sendo ainda admitido o recurso a painéis foto voltaicos ou a uma solução eólica para a produção de energia eléctrica.

No final de Janeiro, o município de Peniche assinou um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, para a realização de trabalhos de investigação e apoio ao desenvolvimento do surf.

Fonte: O Jogo 12/02/2009