CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O bodyboard acaba de ver, uma vez mais, o seu mérito reconhecido com o anúncio oficial da criação de um evento à escala mundial e exclusivamente dedicado à modalidade, os World Bodyboarding Games.

A decisão da ISA – International Surfing Association acaba de ser conhecida, e aguarda-se agora pela escolha das datas e da cidade que poderá vir a ser a anfitriã desta primeira edição dos Jogos Olímpicos do Bodyboard, prova única que vai juntar centenas de bodyboarders vindos dos quatro cantos do mundo em representação dos seus países. O modelo seguido será o dos World Surfing Games, recordando-se, aliás, que Portugal recebeu em Outubro de 2008, na Costa da Caparica, Almada, a sua última edição e os respectivos mais de 300 atletas participantes, onde a selecção nacional voltou a estar em destaque ao obter quatro medalhas.

De acordo com o organismo que superintende aos destinos dos desportos de ondas a nível mundial, estão abertas as candidaturas, fazendo-se supor, pelas palavras do presidente da ISA, Fernando Aguerre, que terão mais garantias de sucesso as que apresentarem infra-estruturas de excelência, bons quadros técnicos e de apoio, bem como propostas de spots com as melhores ondas e condições naturais para a prática do bodyboard em especial. Isto porque, diz Aguerre, a razão pela qual optaram por separar as modalidades com a criação dos World BB Games deve-se ao facto de ser necessário “providenciar ao bodyboard e o surf as ondas mais apropriadas e os melhores recursos humanos em termos de juizes e staff técnico.”

Ao assumir que cada disciplina tem as suas exigências para desenvolver-se e atingir uma certa maturidade, a ISA aposta assim no bodyboard, desporto que em Portugal tem vindo a crescer de forma considerável e que conta com vários detentores títulos internacionais e mais uma mão cheia deles a ocupar lugares cimeiros do ranking mundial.

A International Surfing Association é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional como a entidade máxima do surf, bodyboard e longboard mundial. Originalmente fundada como Federação Internacional de Surf em 1964, apostou na organização oficial de competições mundiais nesse mesmo ano.

A ISA integra as organizações responsáveis pelo surf nacional de 50 países em seis continentes. A sua sede é em San Diego, Califórnia, sendo presidida desde 1994 até agora por Fernando Aguerre, fundador da conhecida marca de artigos desportivos Reef, empresa que começou em 1985 a desenhar e fabricar chinelos de praia com 4000 dólares e foi entretanto vendida por milhões de dólares há quatro anos.

Fonte: FPSurf 26/01/2009