CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Entre os 12 bodyboarders portugueses que compuseram a comitiva nacional em representação das cores nacionais nas ondas de El Confital, a última etapa do Circuito Mundial da modalidade, três deles vão bater-se nos oitavos-de-final com alguns nomes de peso.

Silvano Lourenço (campeão do Circuito Europeu em 2007), que com 11.40 arrecadou o segundo lugar na bateria, terá pela frente o campeão mundial de 2006, o havaiano Jeff Hubbard, enquanto Hugo Pinheiro (campeão nacional em título) e Manuel Centeno (actual campeão do Circuito Europeu) cruzam-se no mesmo heat, numa luta de igual para igual partilhada pelo espanhol Álvaro Padron e por Chad Jackson, da Austrália.

De resto, no escalão Masculino agora é que as coisas começam a aquecer, com os nomes do costume a aparecerem nas tebelas de heats e a inevitavelmente cruzarem-se.

A lenda da Austrália Ben Player (3.º) vai tentar manter o título conquistado no ano passado e contrariar os objectivos do quase campeão Guilherme Tâmega (1.º). Uri Valadão (2.º) tem tarefa menos difícil, ao encontrar nestes oitavos o compatriota Paulo Barcellos (6.º) e dois bodyboarders castelhanos, Jonay Alamo e Kevin Orihuela.

A única representante feminina de Portugal é, por sua vez, Rita Pires (campeã nacional 2008) – Catarina Sousa e Neusa Mochacho foram eliminadas na primeira ida à água -, restando agora à atleta da Costa da Caparica mostrar o seu à vontade nas ondas e calculismo nas manobras para conseguir bater nos quartos-de-final que se seguem a principal candidata ao título, a brasileira Jessica Becker, para já no lugar cimeiro do ranking da IBA e já sem a sombra de Isabella Sousa (3º lugar da tabela geral com 2950 pontos), por ela eliminada da corrida ao título.

Também incluída neste heat com Rita Pires, a espanhola Eunate Aguirre está na quarta posição do ranking e vai também bater-se por um lugar no pódio final, ao seguir certamente o exemplo de Neymara Carvalho, a campeã mundial em título, cuja bateria é partilhada por duas Porto-riquenhas, Luz Marie Perez e Natasha Sagardia, e pela australiana Emma Roby.


Fonte: Infordesporto 04/12/2008