CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
11 a 19 de Outubro, Costa da Caparica – Portugal 
Federação Portuguesa de Surf anuncia constituição
da Selecção Nacional para os ISA World Surfing Games 2008
A menos de um mês daqueles que são considerados os Jogos Olímpicos dos desportos de ondas, a Federação Portuguesa de Surf divulga a lista de atletas (ver abaixo) que vão constituir a Selecção Nacional, um dream team que vai participar em mais uma edição dos ISA World Surfing Games, este ano a decorrer em Portugal, entre os dias 11 e 19 de Outubro próximos.

As praias da Costa da Caparica, Almada, vão então ser palco do maior evento do género à escala mundial. Durante mais de uma semana, os melhores praticantes das modalidades em competição – Surf, Bodyboard e Longboard – vindos de todo o mundo vão aqui representar os respectivos países.

Além da Selecção de Nacional, estão previstas mais outras 30 equipas, desta feita oriundas de países como Argentina, Austrália (campeã em título), Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Jamaica, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Porto Rico, África do Sul, Espanha, Suíça, Suécia, Tahiti, Trinidad and Tobago, EUA e Uruguai.

Ao todo, cerca de 300 desportistas vão disputar os títulos nas categorias Surf Open (quatros atletas por equipa), Surf Feminino (duas atletas por equipa), Bodyboard Open (dois atletas por equipa), Bodyboard Feminino (uma atleta por equipa) e Longboard (um atleta por equipa).

O bodyboarder português Manuel Centeno será um dos que vai defender o título individual obtido em 2006, juntamente com a sua companheira da modalidade Kira Llewellyn (Austrália), os surfistas Jordy Smith (África do Sul) e Julia Christian (EUA), e Mathew Moir (África do Sul), o campeão do Longboard.

Está então prometido espectáculo de ondas e manobras durante uma semana, iniciando-se o evento com a tradicional Parada das Nações, com mais de três centenas de atletas a ostentar as respectivas cores nacionais em desfile pelas ruas da Costa da Caparica, cerimónia ao bom jeito olímpico cujo final acontece com a simbólica junção das areias de todas as praias do mundo.

Depois de ter sido pela primeira vez o país anfitrião em 1998 (em Carcavelos, onde a Austrália levou a medalha de ouro para casa), Portugal volta assim ao calendário dos World Surfing Games, não esquecendo que já no ano passado a versão júnior deste campeonato teve também lugar na Costa da Caparica, uma edição realizada sob a égide da Federação Portuguesa de Surf.
Em termos de palmarés, a Selecção Nacional composta por bodyboarders, surfistas, longboarders e respectiva equipa de apoio e organização já conta com um longo historial neste e noutros campeonatos, como é o caso do Eurosurf, a competição congénere europeia bi-anual em que Portugal já se sagrou vencedor absoluto por três edições, sendo aliás a campeã em título – 1997, 2005 e 2007.

Selecção Nacional – ISA World Surfing Games 2008
Surf Open
David Raimundo - Surfing Clube Costa do Sol
Miguel Ximenez - CRCQ Lombos
Frederico Morais - Surfing Clube Costa do Sol
David Luis - Caparica Surfing Clube

Surf Feminino
Joana Rocha - Ericeira Surf Clube
Francisca Santos - Caparica Surfing Clube

Longboard
Miguel Ruivo - Surfing Clube de Portugal

Bodyboard Open
Hugo Pinheiro - Associação Surf Costa Caparica
Manuel Centeno - Clube de Surf do Porto

Bodyboard Feminino
Rita Pires - Associação Bodyboard Caparica

Selecionador - José Braga
Selecionador adjunto - Pedro Barbudo
Selecionador Bodyboard - Eduardo Birra
Chefe de Equipa - Rui Félix
Médico - Pedro Peixoto
Fisioterapeuta - Rui Amaro
Chefe Juizes - Luís Ferreira
Juiz - Tiago Matos

MAIS INFORMAÇÕES
www.surfingportugal.com
www.isasurf.org
www.portugalbodyboard.com

Fonte: FPS 28/09/2008