O espanhol Pablo Guti´rrrez venceu o Super Bock Pro 08, que terminou hoje na praia da Cordoama, com ondas de 1 m a 1.5m, bastante agitadas pelo vento forte que se fez sentir ao longo do dia. O atleta da Cantábria, ex-bi-campeão europeu júnior, comemorou assim da melhor forma o seu 27º aniversário, com a primeira vitória em quatro anos no circuito WQS.
“Estou obviamente muito contente com este resultado, pois uma vitória é sempre uma vitória, mesmo já não tendo essa pressão dos patrocinadores,” afirmou Pablito. “Este ano estou mais concentrado nas viagens e em conseguir boas fotos para a marca que represento, mas vim cá porque gosto muito desta prova e desta zona. Estive muito tranquilo e a experiência acabou por ditar o resultado, o que me deixa bastante orgulhoso,” concluiu ‘El Matador’, que em 07 já tinha feito duas finais de WQS’s em Portugal, não tendo vencido nenhuma.
Na final, Pablo bateu o português Eduardo Fernandes, vice-campeão do Buondi Pro Junior, que foi novamente a grande surpresa da prova, ao eliminar atletas como Justin Mujica, Adrien Valero ou Ruben Gonzalez.
Desta vez num formato homem-a-homem a partir dos quartos-de-final, o simpático jovem só não bateu mesmo o vencedor, mostrando-se bastante surpreendido com o seu próprio resultado.
“Ainda nem estou bem a acreditar que cheguei à final deste WQS também,” disse Eduardo após a entrega de prémios. “Estes foram os meus primeiros campeonatos na Europa e conseguir dois segundos lugares vai muito para além das minhas expectativas. É claro que gostava de ter vencido um deles, mas já não foi nada mau. No quarto round, quando olhei para os atletas que iam comigo no heat, confesso que tremi e pensei que ia ficar por ali. Ruben, Justin e Adrien Valero não é fácil! Mas felizmente consegui apanhar duas ondas boas e acabei por vencer a bateria. Acho que isso deu-me motivação para chegar à final. Agora só está a faltar uma vitória,” afirmou o atleta, que chegou a Portugal há cerca de dois meses, vindo do Brasil.
Nas meia-finais, Eduardo eliminou o ex-tri-campeão nacional Ruben Gonzalez, que assim terminou num bom terceiro lugar, ex-aequo com o francês Eric Rebiere, ex-campeão europeu e defensor do título do Super Bock Pro.
“Podia ter surfado melhor uma determinada onda que apanhei,” comentou Ruben, “que poderia ter dado para a nota que precisava, mas paciência, até foi um bom resultado e um óptimo treino. Agora venha a segunda etapa do nacional, já para a semana,” concluiu o líder do ranking português e agora vice-líder do europeu.
No quinto lugar ex-aequo ficaram o francês Jean Sebastien Estienne e o holandês Yannick De Jager (no melhor resultado da sua carreira), assim como os dois surfistas que até aqui tinham conseguido as melhores ondas e as melhores pontuações da prova, o galego Gony Zubizarreta e luso-germânico Marlon Lipke, apontados como os principais candidatos ao título. Mas a escolha das ondas revelou-se crucial e ainda não foi este ano que os dois amigos fizeram uma final juntos.
“Acabámos por ter três dias de boas ondas, pelo terceiro ano consecutivo,” confirmou Abílio Pinto, o organizador do Super Bock Pro. “Os atletas adoraram, a região foi promovida com uma imagem muito tranquila e o ambiente esteve bastante calmo, como idealizei, que é uma das formas de estar deste evento. Para o ano cá estamos de novo, a tentar mostrar que os campeonatos de surf também podem ter ‘boa onda’ fora de água,” concluiu o responsável pela Billy Eventos, que assim concluiu com bastante sucesso a sua 17ª prova da ASP consecutiva.
Fonte: Infordesporto 13/07/2008