CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Começou hoje o Super Bock Pro, a quarta etapa do circuito mundial de surf a contar para o ranking europeu deste ano. Este WQS de uma estrela e 10.000 dólares de prize-money, realiza-se até ao próximo Domingo, na praia da Cordoama, concelho de Vila do Bispo, e conta com alguns dos melhores surfistas do mundo entre os seus 80 inscritos.

Hoje a prova teve início por volta do meio-dia, com ondas de meio metro, o suficiente para a realização das primeiras quatro baterias da primeira fase, onde os destaques ficaram por conta de quatro júniores portugueses.

Vasco Ribeiro e Frederico Morais, de 14 e 16 anos, respectivamente, eliminaram o francês Ian Fontaine e o português Miguel Mouzinho, que no Buondi Pro Junior, terminado ontem na praia do Amado, conseguiu um brilhante 5º lugar.

E na última bateria do dia, Francisco Alves (7º classificado no Buondi Pro Junior) e Pedro Pinto deixaram para trás Mathias Maalem e Caroline Sarran, uma atleta francesa, ex-top mundial do WCT feminino, que aproveitou esta prova open para treinar.

Mas entre todos, o maior destaque vai para Vasco Ribeiro, que conseguiu 14.83 pontos em 20 possíveis na sua bateria. "Acho que aproveitei o facto de ser mais leve que os outros e de as ondas estarem pequenas para conseguir estas notas (7 e 7.83). O meu objectivo nesta prova é treinar e aproveitar a presença de alguns dos melhores surfistas europeus para evoluir o meu nível de surf," comentou o jovem surfista.

E, de facto, Vasco tem razão, pois estão inscritos nesta prova atletas como Eric Rebiere (ex-top mundial do WCT e campeão em título do Super Bock Pro), Marlon Lipke (top 50 do circuito WQS), Gony Zubizarreta, Pablo Gutierrez, Tinguinha Lima, Jean Sebastien Estienne e Jose Maria Cabrera, além dos portugueses Justin Mujica, Ruben Gonzalez, David Luís, João Antunes, Miguel Ximenez ou João Guedes, entre outros.

A prova foi parada após as primeiras quatro baterias e regressa amanhã, a partir das 07h30 da manhã, uma vez que as previsões apontam para uma melhoria significativa das condições.

Na última noite do Mundial de Surf do Algarve, Sagres vai receber uma festa inesquecível, para terminar em grande a verdadeira celebração do surf que é esta semana. Assim, a noite de 12 de Julho vai receber o Super Bock Dance in Sagres, encerrando da melhor forma a festa, desta vez realizada nos bares mais conhecidos da vila, com o som a cargo de alguns DJ's e MC's bem conhecidos.


 Fonte: Infordesporto 11/07/2008