O projecto de criação de uma Escola de Râguebi em Guimarães, nascido da iniciativa da Tempo Livre, que aproveitou o forte impacto positivo que a selecção obteve com a participação no Campeonato do Mundo, teve início em Novembro do ano passado após três sessões de captação, que superaram todas as nossas expectativas pelo elevado número de jovens que aderiram.
Em termos gerais, verificou-se uma média de 100 inscrições por mês, repartidas por vários escalões: sub10, sub 14, sub 18 e seniores e, ao longo deste primeiro ano de actividade, a equipa da Tempo Livre participou em vários torneios, tendo mesmo conseguido que dois atletas participassem na selecção regional de Râguebi. Registe-se igualmente a participação do seleccionador nacional Tomaz Morais no primeiro torneio realizado em Guimarães que muito contribuiu para estimular os participantes.
O interesse e dedicação de todos os atletas motivaram, recentemente, a tentativa de criar uma secção de Râguebi ligada ao VSC. Tendo em consideração a fama e o prestigio, assim como o valor atribuído por todos os que vivem nesta cidade ao clube, decidiu-se encetar os esforços necessários para criar um projecto que está a ser ultimado para apresentar à direcção do VSC para na próxima época integrar uma nova modalidade amadora.
Como consequência disso, no passado dia 30 de Maio decorreu uma reunião entre a Tempo Livre, a F.P. Râguebi (representada pelo seu Presidente, Dídio Aguiar) e o VSC (Director das Modalidades Amadoras Eugénio Rodrigues), tendo ficado implícito o interesse de todas as partes na dinamização deste projecto.
O Râguebi é uma modalidade que consegue integrar todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas, motivando igualmente um espírito de grupo e entreajuda que outras modalidades dificilmente conseguem atingir;
A Tempo Livre sente-se reconhecida e orgulhosa por ter lançado a semente daquele que se espera poder vir a ser a curto/médio prazo num projecto que motivará enorme interesse na comunidade vimaranense.
Entretanto, a Escola de Râguebi da Tempo Livre disputou recentemente um jogo amigável com a equipa "Prazer de Jogar (Núcleo do CLIP)", no Complexo Desportivo da Unidade.
Angariando cada vez mais adeptos, esta actividade movimentou cerca de 200 pessoas que assistiram entusiasticamente a mais uma demonstração desta modalidade. O resultado final foi uma derrota da equipa da Tempo Livre por 4-3 sendo, contudo, de realçar a entrega dos atletas e a notória evolução já ocorrida num curto espaço de tempo.
Fonte: Infordesporto 30/06/2008