CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Ilha da Madeira acolhe de 19 a 23 de Junho o IX Festival Europeu de Râguebi de Veteranos, que reunirá 40 equipas de dezena e meia de países, informou à Lusa o responsável pela organização.

Segundo João Pinto de Sousa, do Porto Old Greens (veteranos do CDUP), o festival é aberto a jogadores a partir dos 35 anos, o que permitirá, por exemplo, a participação de Joaquim Ferreira, o português mais internacional de sempre e que ainda esteve presente no último Campeonato do Mundo, disputado em França, em 2007.

"No entanto, os participantes chegam a ultrapassar os 70 anos", sublinhou.
Doze das equipas que vão participar no festival são portuguesas, estando ainda inscrita uma da Argentina, que alinhará como convidada.

O evento, orçado em 250 mil euros, contará ainda com os sete melhores árbitros portugueses da modalidade, a que se juntarão mais 10 estrangeiros.

"No total, entre jogadores, árbitros e acompanhantes, está prevista a presença de cerca de 1.300 pessoas", disse Pinto de Sousa.

Sublinhou ainda o "apoio incondicional" do Governo Regional da Madeira, "que pôs imediatamente à disposição" da organização 12 campos relvados. "Mas só precisaremos de quatro", acrescentou.

Cada equipa vai disputar quatro jogos, não havendo classificação final, mas serão atribuídos vários prémios, "o mais importante" dos quais será o de "fair-play".

A equipa com melhor apresentação e a claque "mais ruidosa" também serão distinguidas.

O Festival Europeu de Râguebi de Veteranos começou em 1992, na Holanda, e disputa-se de dois em dois anos, sempre num país diferente.

Os "Veteranos do CDUP" já participaram em 5 das 8 edições anteriores.

"A assiduidade demonstrada, somada ao histórico da nossa equipa em várias digressões pelo mundo e às diversas participações em torneios do escalão, levaram a que a nossa candidatura para a organização do festival deste ano saísse vencedora, em detrimento de concorrentes como os "Old Boys Praga", da República Checa, e os "Ygogs", de Gales, disse ainda Pinto de Sousa.

Fonte: Lusa 05/06/2008