CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O Campeonato Nacional da I Divisão poderá ter um desfecho muito diferente do previsto. Certo, para já, é que o desenrolar da prova será diverso daquele que quase todos esperavam. Contrariamente à convicção generalizada, os não apurados também vão disputar uma "final four" e isto ficou a saber-se na véspera da última ronda.

Aparentemente, um erro na convocatória da Assembleia Geral (AG) de Agosto de 2006, que procedeu à alteração do modelo de disputa do Nacional de Honra para a temporada de 2007/08 e seguintes, causou todo o imbróglio que se instalou.

Ao não ser mencionada a I Divisão, a AG aprovou alterações para o escalão principal, nomeadamente que os apurados disputariam uma "final four" a duas mãos e que para os restantes quatro não haveria mais competição, descendo o último classificado da fase de apuramento. O escalão secundário não sofreu quaisquer alterações.

Só que o Regulamento do Campeonato Nacional de Honra e I Divisão, no seu artigo 3º refere: "O sistema competitivo é igual ao da Divisão de Honra".Por tudo isto, os responsáveis do Vilamoura já protestaram e prometem impugnar a decisão e poderão não ser os únicos.

Perante os factos, o presidente da Assembleia Geral (AG), Pedro Lynce, referiu: "Limitei-me a cumprir os regulamentos e seguir a ordem de trabalhos. Tenho muita pena que isto esteja a acontecer". Sem questionar a legitimidade da convocatória, Lynce questiona a data "Será de convocar uma AG numa altura de férias? Seria muito mais útil em Maio, havendo muita mais disponibilidade".

Fonte:O Jogo 09/04/2008