CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O júri dos prémios do European Fair Play Movement (EFPM) anunciou a decisão relativa aos European Fair Play Awards 2023, tendo eleito o projeto “Rugby com Partilha” – Associação de Promoção da Prática de Rugby nos Meios Prisionais como premiado na categoria “Spirit of Fair Play Award” em reconhecimento das iniciativas que desenvolve em prol da preservação de valores éticos e de ideais de Fair Play.

A Associação "Rugby com Partilha" tem como objetivo promover e proporcionar a prática regular de rugby nas prisões, nas suas várias variantes, através do trabalho voluntário, de forma a contribuir para a formação, educação e reinserção social através do desporto de reclusos e ex-reclusos, promovendo a sua integração social através de clubes/associações desportivas que praticam rugby.

Com o primeiro treino realizado a 15 de março de 2015, este projeto iniciou-se formalmente em 2016 e conta atualmente com o apoio, em regime de voluntariado, de atuais e antigos jogadores de rugby, da seleção nacional ("Lobos") e dos principais clubes de rugby portugueses (Belenenses, Direito, Cascais, CDUP, CDUL, etc.), treinadores de clubes, da Federação Portuguesa de Rugby e da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, envolvendo mais de 150 homens e mulheres reclusos em oito estabelecimentos prisionais de todo o país, nomeadamente,  Lisboa, Linhó, Vale de Judeus, Évora, Leiria, Santa Cruz do Bispo, Tires e Montijo.

O rugby é um desporto de contacto alicerçado em valores muito fortes como o respeito pelo adversário, o trabalho em equipa, a disciplina e o desportivismo, pelo que os reclusos/jogadores aprendem a ter um maior autocontrolo, respeito pelas regras e equilíbrio emocional, o que é fundamental na relação entre pares e com o corpo prisional, ajudando-os a modelar comportamentos e fornecendo-lhes ferramentas para serem bem-sucedidos quando saem da prisão.

A Associação “Rugby com Partilha” afirma que “em nome de toda a equipa e de todos os envolvidos no nosso projeto social, queremos expressar a nossa sincera gratidão por este prémio. É um reconhecimento do nosso compromisso em fazer a diferença nas vidas das pessoas a quem chegamos. Este prémio reforça a nossa determinação em continuar a trabalhar para um mundo melhor. Obrigado por nos inspirarem a continuar a nossa missão."

Esta distinção acontece na sequência da submissão de candidatura apresentada conjuntamente pela Confederação do Desporto de Portugal e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto aos European Fair Play Awards 2023, estando a entrega de prémios agendada para o dia 23 de novembro, em Baku no Azerbaijão.

Os European Fair Play Awards foram instituídos pelo EFPM com o objetivo de divulgar e promover os princípios do Fair Play na Europa e são atribuídos em reconhecimento de atos de elevado mérito de dignificação do desporto e do Fair Play. Em particular, o “Spirit of Fair Play Award” pode ser atribuído a entidades ou indivíduos em reconhecimento de atos de ética praticados por agentes desportivos que ocorram durante ou em contexto de competição, de comportamento exemplar mantido por um longo período e compromisso com a justiça dentro ou fora do campo desportivo ou do desenvolvimento de projetos que promovam o desportivismo, o desporto como ferramenta de transformação social positiva, entre outros.

Mais informação em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/rugby-testado-na-reabilitacao-social-de-reclusos-em-varias-prisoes-do-pais_v1492582

Fonte: IPDJ, 27/10/2023