CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Rascão Marques foi confirmado para os próximos 4 anos como Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Remo, na Assembleia-Geral eleitoral que decorreu na Figueira da Foz, com 47 clubes e 2 associações de classe presentes. A lista do actual Presidente, intitulada “Mais Qualidade na Continuidade”, foi eleita com 205 votos contra os 177 da lista “Devolver o Remo aos Clubes”, do candidato João Oliveira.

Após os últimos 4 anos de mandato, perante o resultado obtido, o cabeça da lista vencedora afirma: “Estamos muito contentes pois esta eleição é prova que o nosso trabalho foi reconhecido. Também foi contestado, naturalmente, pois acreditámos sempre na mudança e na evolução. Concordamos que eventualmente cometemos alguns erros, que há coisas a melhorar, mas acreditamos também que com esta nova equipa, com as mais valias que os seus elementos trazem para o Remo, vamos conseguir levar o barco a bom porto.”

Da equipa renovada de Rascão Marques fazem parte nomes como Rui Mourinha, ex-Vice-Presidente do IDP, António Neves, ex-Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes.

Ainda sobre o clima de contestação gerado em torno da campanha e acto eleitoral, com os protestos da Associação Portuguesa de Árbitros de Remo (APAR) sobre o processo de admissão a sócio extraordinário, o Presidente da FPR diz apenas “lamentar a forma de protesto que tem sido assumida, nomeadamente em campeonatos nacionais. A referida associação não foi considerada sócia por razões que a Direcção a seu tempo e em sede própria revelará.”

De referir ainda que no passado dia 14 de Fevereiro, a APAR, através dos seus sócios convocados para arbitrar os Campeonatos Nacionais de Veteranos em Montemor-o-Velho, motivou o adiamento dos mesmos, ao recusar constituir Júri, alegando ao abrigo do direito que lhes é conferido no Código Nacional de Regatas, não estarem reunidas as condições de pista e terra para a realização da Regata, culpabilizando a Comissão Organizadora pelo sucedido.

Fonte: FPRemo 22/02/2009