CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Portugal venceu hoje a candidatura à organização do Campeonato Europeu de Remo em 2010, com 15 votos a favor de um total de 29 países europeus, reunidos em assembleia-geral em Marathonas, Grécia.  {mosimage} 
Portugal venceu hoje a candidatura à organização do Campeonato Europeu de Remo em 2010, com 15 votos a favor de um total de 29 países europeus, reunidos em assembleia-geral em Marathonas, Grécia. A cidade portuguesa anfitriã, Montemor-o-Velho, derrotou Duisburg, Alemanha e Trakkai, Lituânia.

A Federação Portuguesa de Remo, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto foram os responsáveis pelo processo de candidatura que permite agora receber 500 atletas em Setembro de 2010, na pista do novo Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Em Fevereiro deste ano, os representantes máximos da Federação Internacional de Remo (FISA – Fédération Internationale des Sociétés d’Aviron) declararam Portugal como país apto a candidatar-se, uma vez que o projecto de Montemor-o-Velho reúne todas as condições exigidas. A pista foi reconhecida como classe A, o que significa poder receber campeonatos da Europa, do mundo e Jogos Olímpicos.

Em 2001, Montemor-o-Velho tinha já acolhido a Coupe de la Jeunesse, competição juvenil e júnior, mas esta é a primeira vez que Portugal organiza um evento de remo com esta dimensão, em termos de participantes e impacto internacional.

Fonte: FPRemo 20/09/2008