CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Pedro Fraga e Nuno Mendes, a tripulação do double-scull peso ligeiro masculino (LM2X) conseguiu hoje o acesso a Pequim 2008, ao chegar no 2º lugar da final A da regata de qualificação olímpica. 
Image 
Pedro Fraga e Nuno Mendes, a tripulação do double-scull peso ligeiro masculino (LM2X) conseguiu hoje o acesso a Pequim 2008, ao chegar no 2º lugar da final A da regata de qualificação olímpica, a decorrer em Poznan, Polónia. O remo português volta a estar presente nos Jogos Olímpicos, após a ausência prolongada desde Atlanta 96.

O double acabou a prova com o tempo de 6:29,44, atrás do barco neozelandes, depois de terem mantido sempre a 6ª posição até aos 1500m. A recuperação deixou Canadá em 3º com 6:30,37 e frustou as expectativas de apuramento a Espanha, República Checa e Eslováquia.

Em declarações após a prova, Fraga e Mendes concordam que alcançaram o seu objectivo, depois de 4 anos de treino, com muitas dificuldades mas também com muitas alegrias. Pedro Fraga destaca ainda que "de facto a parte final foi muito forte, já sabíamos que ia ser difícil mas esta também é a nossa estratégia, é a forma de abordarmos as provas. Começámos a remar exactamente há 4 anos, nos sub-23, com este objectivo. Estamos muito satisfeitos."

Para Nuno Mendes, a confiança e o sacrifício levaram o barco aos Jogos Olímpicos. "Foi bastante difícil, trabalhámos muito mas acreditámos até ao fim e este apuramento representa também a nossa atitude de lutadores".

Rascão Marques, presidente da federação, afirma que o Remo português está feliz e que este resultado é fruto do trabalho constante dos atletas, do treinador do Sport Clube do Porto, do qual os atletas fazem parte, com a colaboração e os meios que estiveram ao alcance da federação poder proporcionar. O presidente destaca ainda a importância deste resultado para o papel que pode vir a desempenhar na motivação dos mais jovens para o remo e para o percurso de alta competição.