A cidade de Caldas da Rainha regressa na próxima semana à condição de anfitriã de um grande evento internacional de pentatlo moderno para receber numa organização da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno e em parceria com o Município local, a competição de Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude, prova a disputar entre 20 e 22 de Setembro no Complexo Desportivo Municipal.
Recorde-se que Caldas da Rainha já tinha sido palco em 2007 do Campeonato do Mundo de Juniores e em 2008 foi a vez da Final do Circuito da Taça do Mundo da União Internacional de Pentatlo Moderno, prova que viu desfilar os melhores atletas mundiais da modalidade.
Para esta qualificação Europeia estarão presentes cerca de 100 atletas de ambos os sexos em representação de 20 países envolvendo todos os principais competidores da modalidade com destaque para a Rússia, Lituânia, Bielorrússia, República Checa, Hungria, Itália, Inglaterra, França e Ucrânia.
Portugal também terá uma palavra a dizer no processo de apuramento apresentando como candidatos, no sector feminino, a 8ª classificada do Europeu de Juvenis de 2013, Maria Migueis Teixeira, e no masculino, Daniel Filipe Lopes, 10º classificado do Europeu de Juvenis de 2012, Pedro Valido (15º de 2012) e Eduardo Castelo (15º de 2013), qualquer um deles com fortes aspirações à qualificação directa (11 vagas), ou por ranking Mundial (mais 4 vagas), a um lugar por género e por País das 15 posições em aberto aos atletas do continente Europeu.
A competição destina-se a atletas nascidos nos anos de 1999, 1998, 1997 e 1996 e é disputada em 3 dias consecutivos com os atletas a realizar na mesma jornada provas nas disciplinas de Esgrima, Natação e Combinado (prova que combina as disciplinas de Tiro de Pistola Laser e Corrida). A prova de Hipismo fica fora do formato competitivo para estes escalões etários.
O programa desta Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude será o seguinte:
- Dia 20/9 Prova Individual Masculina;
- Dia 21/9 Prova Individual Feminina;
- Dia 22/9 Prova de Estafetas, sem carácter qualificativo.
Este é um evento de particular importância para a Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno que desde há um ano a esta parte tem vindo a desenvolver um programa de jovens talentos denominado de Projecto Esperanças Olímpicas cujos objectivos apontam não unicamente para uma representação nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing 2014 mas sobretudo para a criação de um quadro de organização desportiva sobre o qual se germinem as futuras gerações que virão a aprovisionar as selecções nacionais da modalidade.
O Pentatlo Moderno, é composta pelas provas de Natação (200m em estilo livre), Esgrima (Espada 1 toque todos contra
todos), Hipismo (Saltos de Obstáculo 15 esforços a 1,20m) e Combinado (4x800m corrida intercalada com 4 séries de 5 tiros de pistola laser com tempo limite de 50”). Só a partir dos 18 anos é que entra a prova de Hipismo, é um complexo e dos mais difíceis desportos olímpicos, foi especialmente introduzido em 1912 nos Jogos Olímpicos de Estocolmo pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, estando entre as 25 modalidades seleccionadas já para as Olimpíadas de 2020. Todo este universo de jovens talentos que se encontrarão aqui nesta competição serão certamente dos principais candidatos a uma presença nessa edição dos Jogos Olímpicos.
Eis pois uma oportunidade de assistir ao desempenho dos mais versáteis e eclécticos desportistas do continente europeu em Caldas da Rainha de 20 a 22 de Setembro próximo.
Fonte: FPPM, 18/09/2013